UOL

      São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003
  Texto Anterior | Índice

MOSTRA

TAREFA INCLUI ATÉ FAZER COTAÇÃO DE SEGURO DAS OBRAS

Organizar e produzir exposição são opções para graduado

Jorge Araújo/Folha Imagem
Carmen Cristina Fajardo Luccas, produtora do núcleo de artes visuais do Instituto Itaú Cultural


DA REPORTAGEM LOCAL

Quando prestou o vestibular da Unesp, Carmen Cristina Fajardo Luccas, hoje com 28 anos, escolheu o curso de artes plásticas porque tinha habilidade e gostava de pintar e de desenhar. Depois que ingressou, entretanto, descobriu a cerâmica, que hoje é a arte à qual se dedica.
"Para mim é mais do que um hobby, pois ainda espero viver de minhas peças, mas é complicado se você não conhece pessoas influentes no meio ou não tem uma família que possa sustentar você até que consiga se firmar", disse ela, que trabalha como produtora no núcleo de artes visuais do Itaú Cultural.
Depois que o curador determina quais as obras que devem fazer parte de uma exposição, ela é uma das responsáveis por entrar em contato com o artista, descobrir a quem pertence a obra, conseguir o seu empréstimo, fazer os textos para as legendas e providenciar a produção dos catálogos da exposição. Em uma exposição de grande porte, com cerca de 50 obras, isso leva cerca de três meses.
Até pouco tempo, ela também tinha de fazer cotação dos preços do aluguel, do transporte e do seguro das obras, mas agora a instituição criou um departamento para essa tarefa.
Na graduação, ela organizou pequenas exposições na livraria da Unesp. "Tínhamos de tentar patrocínio e estudar como expor sem prejudicar o espaço da venda de livros", disse ela, que se formou em 1999.
A partir do dia 24, será possível ver o resultado de seu atual trabalho de produção na exposição "A Subversão dos Meios".


Texto Anterior: Prova específica verifica "vocação"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.