São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007
  Próximo Texto | Índice

ENERGIA EXTRA

Aluno deve ter boa base, já que só os pontos mais cobrados serão revisados

Julia Moraes/Folha Imagem
A vestibulanda Jaqueline Lopes de Souza, que decidiu fazer intensivão


FERNANDA CALGARO
REPORTAGEM LOCAL

Os cursos intensivos ajudam o candidato de última hora a organizar melhor o estudo e a aumentar o aproveitamento nas provas. No entanto, não se iluda achando que se matricular em um intensivão será suficiente para aprender aquele conteúdo perdido.
Professores ressaltam que o curso, de curta duração, é focado nos pontos mais cobrados pelos vestibulares e servirá para aquele estudante que teve uma boa base no ensino médio.
"Para o aluno bem preparado, o intensivão é útil para passar dicas importantes, como fórmulas e os formatos das provas", afirma Geraldo Akio Murakami, coordenador pedagógico do CPV Vestibulares.
O curso tem uma visão muito sintética. A teoria mais detalhada é dada durante o extensivo, que dura um ano. A ênfase é menor no semi, com duração de um semestre.
"O candidato deve ter em mente que não existe uma fórmula mágica que funcione em pouco tempo", segundo Carlos Eduardo Bindi, coordenador do cursinho Etapa.
O fator sorte em vestibular tampouco existe na visão de Caio Sérgio Calçada, coordenador do curso Objetivo.
"Não basta assistir às aulas. É preciso ter bastante disciplina nos estudos e fazer leituras e exercícios em casa."
Outro tipo de estudante para quem o intensivão pode ser interessante é aquele que já começou ou concluiu uma faculdade e resolveu prestar vestibular de novo. "Essa pessoa já tem mais experiência e bagagem, e o curso servirá mesmo para revisar", diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo

Prioridade
Na avaliação de Marina Nunes, orientadora educacional do terceiro ano do ensino médio do Colégio Santa Cruz, a prioridade do estudante que ainda não se formou deve ser a escola. "O período do intensivão casa justamente com a época das provas finais do colégio. Se o aluno desviar o foco todo para o cursinho, o rendimento escolar pode cair e ele ficar de recuperação."
Agora, se as notas para a aprovação no ensino médio já estiverem garantidas, o estudante poderá, então, pensar em se matricular no intensivão.
Quando a carreira escolhida tiver uma competição muito grande, fazer somente o curso intensivo dificilmente será suficiente, avalia.
"Se a graduação for bastante concorrida, como medicina, o estudante precisa de um tempo maior de preparo. Do contrário, o risco de investir no intensivão e não passar no vestibular é muito grande."


Próximo Texto: Diferenças: Curso de revisão é mais enxuto na teoria e foca em exercícios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.