São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFSCAR

Engenharia e medicina são as estrelas da instituição

Curso de engenharia foi pioneiro no país e contribuiu com fama da cidade

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Gabriel Ortega, que, depois do cursinho, estuda mais seis horas em casa para entrar em medicina

DA REPORTAGEM LOCAL

Dentre os dez cursos mais concorridos da UFSCar, cinco são de engenharia. Conhecida como "capital da tecnologia", a cidade de São Carlos reúne, além da UFSCar, um campus da USP e empresas do setor tecnológico. "A área de exatas é muito forte aqui [na UFSCar]", diz Pedro Ferreira Filho, coordenador de vestibulares.
Criado em 1970, o bacharelado de engenharia de materiais foi uma das primeiras graduações da instituição e também a primeira do Brasil.
Segundo José Marques Póvoa, coordenador do curso de engenharia física, que está completando uma década neste ano, "a UFSCar prioriza muito a área de pesquisa".
"O curso de engenharia daqui tem um diferencial, porque ele forma um profissional que está sempre buscando se atualizar, não aquele que está satisfeito com o que já sabe", diz ele.
Em busca dessa tradição, o aluno do cursinho Anglo Tiago Lauria, 19, vai prestar a UFSCar. "Vou tentar, porque ela é conhecida por ter um dos melhores cursos de engenharia do país", diz ele.
A ampliação de vagas na instituição inclui a criação de dois cursos de engenharia, o de elétrica e o de mecânica, com 45 vagas em cada um.
Embora os cursos na área de engenharia estejam entre os mais tradicionais da universidade, o de medicina é o mais concorrido. Nesta edição do vestibular são 127,15 candidatos por vaga. O número caiu em relação ao primeiro vestibular para o curso, em 2006, quando a relação de candidatos por vaga foi de 190. "Como era novo e a instituição tem bastante tradição, muita gente quis fazer", afirma Ferreira Filho.
Um dos candidatos é o vestibulando Gabriel Ortega, 22. Ele cursou direito durante quatro anos e meio, até ver que não era o que queria. Agora, além da aula diária no cursinho, estuda pelo menos seis horas por dia quando chega em casa e ainda faz aulas particulares.
"A concorrência é muito alta. Mas alguém tem que passar, e espero que seja eu." (LAS)


Texto Anterior: São Carlos é a federal com mais inscritos
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.