São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2005
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES

Príncipe britânico usa fantasia nazista

ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Fotos publicadas pelo jornal sensacionalista "The Sun" e veiculadas no mundo inteiro mostram o príncipe Harry, filho do príncipe Charles e da princesa Diana, vestido de nazista em uma festa à fantasia. "Harry, o nazista" era a manchete do jornal, que vende cerca de 3 milhões de exemplares.
O fato teve grande repercussão negativa, sobretudo entre políticos europeus e líderes da comunidade judaica mundial. Para alguns, no entanto, foi uma brincadeira impensada de um jovem inconseqüente, que não avaliou a repercussão que teria seu gesto.
Segundo o diretor do Yad Vashem, o memorial nacional aos 6 milhões de judeus mortos durante a perseguição nazista, Harry foi insensível. "Quando um príncipe da Grã-Bretanha veste o uniforme de um soldado nazista em uma festa, indica que as lições e o significado do Holocausto não entraram realmente no entendimento e na consciência das pessoas."
O incidente ocorreu justamente quando a Europa preparava a comemoração do aniversário de 60 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, em 27 de janeiro de 1945.
Em Auschwitz, na Polônia, mais de 1,5 milhão de pessoas foram executadas. Entre elas, prisioneiros políticos e todos os considerados inferiores pelos nazistas, sendo 90% deles judeus.
Mais preocupante do que a atitude do príncipe foi a divulgação de uma pesquisa que revelou que cerca de 40% dos britânicos com menos de 25 anos não sabem onde ficava nem o que era Auschwitz. O que pode nos fazer crer que Harry, ao usar uma faixa vermelha com a suástica no braço, não tenha avaliado a dimensão do gesto. Mas aos 20 anos e com acesso a uma "educação real", Harry deveria ser capaz de reconhecer a força simbólica da suástica e de assumir de forma mais madura as conseqüências que sua condição de príncipe impõem.


Roberto Candelori é professor do Colégio Móbile e do Objetivo. E-mail: rcandelori@uol.com.br


Texto Anterior: História: Do Tratado de Methuen à Alca
Próximo Texto: Boas-vindas: Calouros têm recepção diversificada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.