São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2008
  Texto Anterior | Índice

Arquivo é coisa rara nas cidades de SP

DA REDAÇÃO

O Estado de São Paulo tem 645 cidades, porém, só cerca de 60 delas possuem arquivos públicos, segundo Carlos de Almeida Prado Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo (zona norte da capital).
Ele diz que ainda há muita desorganização quando se fala em reunir os documentos públicos relativos ao Estado. "Estamos tentando cada vez mais melhorar o nosso trabalho, mas é muita coisa, é difícil dar conta de tudo", afirma Bacellar.
Criado em 1721, o Arquivo Público do Estado, que é uma das repartições públicas mais antigas da cidade, só está sendo prioridade do governo agora, de acordo com Bacellar. Ele diz que o local está em fase de ampliação e que recebeu recentemente equipamentos novos, como microfilmadoras e leitoras de microfilme.
O arquivo pertencia à Secretaria Estadual da Cultura até agosto do ano passado, quando passou para a Casa Civil.
A intenção de Bacellar é conseguir formar um quadro fixo de funcionários, com alguns profissionais formados em arquivologia. Hoje, o órgão não tem nenhum arquivista.
Não há um número exato de quantos documentos existem no Arquivo do Estado. O que se sabe é que ele tem cinco quilômetros lineares de papel.
Dentre os documentos mais antigos, está um testamento de 1598.
Mais recentes, os documentos referentes ao Dops-SP (Departamento de Ordem Política e Social) foram para o arquivo em 1992. A maior parte do acervo pode ser consultada de terça a sábado, das 9h às 17h. (LAS)


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.