|
Próximo Texto | Índice
(IN)DEFINIÇÃO
USP decide que 1ª fase não terá divisão pelas disciplinas
As 90 perguntas deverão aparecer em bloco único
SIMONE HARNIK
DA REPORTAGEM LOCAL
A menos de dois meses do
início do maior vestibular do
país, a USP definiu que a prova
da primeira fase não terá a divisão por disciplinas. "A opção
conjunta da USP e da Fuvest foi
a de apresentar as 90 questões
da primeira fase em conjunto,
sem a divisão por disciplinas",
informou a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta.
Mas a universidade não divulgou o número de questões
de cada matéria. A única informação dada é que serão mantidos "o equilíbrio e a importância relativa das disciplinas" do
ensino médio.
A reportagem procurou a
pró-reitora de graduação e a
questionou objetivamente sobre o número de perguntas de
cada disciplina e sobre a quantidade de perguntas interdisciplinares, grandes dúvidas do
exame. A professora Selma respondeu por e-mail, mas não informou a quantidade exata de
questões.
Disse apenas, por meio de
uma nota, que a prova será organizada com a "competência e
lisura" que caracterizam a Fuvest. E completou: "A recomendação aos candidatos para que
sejam bem sucedidos é a de que
estudem, estudem, estudem...
todas as disciplinas".
O problema para os vestibulandos é que, sem saber o total
de questões de cada matéria,
eles não têm como se organizar
para responder a prova. Andréa
Angélica Jordan Espinoza, 19, é
uma das candidatas que vêem
na falta de informação um empecilho. "É preciso saber como
vai ser a primeira fase, porque o
aluno se sente mais seguro e resolve com mais firmeza", opina.
"O tempo que se gasta para
questões de humanas é diferente do tempo para perguntas
de exatas. E quem é melhor em
humanas começa a resolver por
aí", justifica a jovem.
Para Luiz Ricardo Arruda,
coordenador do Anglo, há um
"lado negativo grave" na não-divulgação das características
da prova. "Isso cria uma insegurança para os alunos. Precisamos de transparência. Quanto mais informação o candidato
tiver, melhor para ele vencer
esse obstáculo que é o vestibular", aponta. Mas afirma que os
alunos bem preparados não deverão sofrer com as mudanças.
Vera Lúcia da Costa Antunes,
coordenadora do Objetivo,
pondera: "O estudante tem de
ter confiança no aprendizado
dele. Precisa ter calma. A divisão por disciplinas muitas vezes só gera ansiedade. É preciso
reconhecer que o conhecimento não é compartimentado".
Próximo Texto: Banca examinadora exclusiva cria as perguntas interdisciplinares da Fuvest Índice
|