São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

(IN)DEFINIÇÃO

Ambiente é tema que pode ser abordado

As pilhas são outro assunto com possibilidade de cair

DA REPORTAGEM LOCAL

O que pode ser cobrado nas questões interdisciplinares da Fuvest? Isso a USP não revela, mas os professores de cursinho dão dicas de assuntos com boas chances de cair no exame. Um dos temas fortes é ambiente, que pode ser abordado por geografia, biologia, química, entre outras matérias.
"A parte de ecologia pode ser explorada com questões sobre clima, vegetação, animais", aponta o coordenador de biologia do Objetivo, Luiz Carlos Bellinello. "Outro tema possível são os fenômenos biológicos que dependem de reações químicas", afirma.
De acordo com Antonio Mario Salles, do Objetivo, um outro assunto com grande probabilidade de ser cobrado são as pilhas. "O tema mistura química e física, pode-se perguntar sobre reações químicas e sobre a corrente elétrica", aponta.
Para se preparar para essas questões que exigem maior capacidade de interpretação e de relacionar assuntos, não há fórmula: basta se concentrar no conteúdo cobrado pela Fuvest.
"O programa do vestibular não sofreu nenhuma mudança. O que o estudante precisa saber é a matéria que vai ser cobrada", afirma Carlos Eduardo Bindi, coordenador do Etapa. "Na prática, não vai haver nenhum impacto na classificação dos alunos, porque todos vão ser submetidos às mesmas perguntas. O que a gente sabe é que, pela história da Fuvest, não vai haver nenhuma grande surpresa", pontua.
"Não espero grandes revoluções neste vestibular. A Fuvest não vai inventar a interdisciplinaridade. Vai reservar questões tipicamente interdisciplinares com intenção pedagógica. Todo mundo usa conhecimentos interdisciplinares, em grau maior ou menor", diz o coordenador de português do Anglo, Francisco Platão Savioli. (SH)


Texto Anterior: Banca examinadora exclusiva cria as perguntas interdisciplinares da Fuvest
Próximo Texto: Como encarar a prova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.