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CAPA
Aluno deve mostrar que interpreta bem
Provas devem ter questões longas, que exigem domínio do fator tempo
Carlos Cecconello/Folhapress
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Michelly da Silva, que tenta uma bolsa do ProUni pelo Enem |
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A prova do Enem 2010 deve cobrar do aluno a capacidade de interpretação de texto, sem deixar de lado o conteúdo do ensino médio.
Professores ouvidos pela
Folha afirmam que as questões devem ser longas, exigindo leitura e concentração.
"Torço por textos mais
curtos que no ano passado,
mas, ainda assim, a prova
deve ter muita leitura", diz o
professor Alberto Francisco
do Nascimento, coordenador
de vestibular do Anglo.
A compreensão de temas
do cotidiano, que tenham
impacto social no Brasil e fora dele deve ser cobrada.
"Aluno que não lê jornal não
faz a prova de humanas."
A mesma coisa acontece
com a redação. Segundo o
professor Francisco Achcar,
do Objetivo, textos jornalísticos podem ser um ponto de
partida para que o estudante
desenvolva o raciocínio. "O
uso de charges é provável."
Achcar afirma que, na redação, é preciso desenvolver
uma ideia própria, expondo
argumentos com clareza.
A prova de matemática
que, em teoria, deveria estar
mais presa ao conteúdo,
também deve ser construída
com referências a assuntos
do dia a dia. "O Enem tem
como característica um excesso de informações e isso
está relacionado ao próprio
mundo em que vivemos, onde os estímulos ocorrem em
grande quantidade e toda a
hora", diz Emerson Furtado,
professor de matemática do
curso Positivo, de Curitiba.
Segundo ele, muitas questões podem ser respondidas
sem que o aluno domine fórmulas ou equações.
Nas ciências da natureza,
o conteúdo do ensino médio
deve aparecer, ainda que
com roupagem mais prática.
"No lugar de carbonato de
cálcio, eles usam calcário",
diz Wladimir Monteiro, supervisor de química do COC.
Segundo o professor, boa
parte da teoria estudada em
sala de aula estará diluída
em gráficos e tabelas.
Marco Antônio Gonçalves,
coordenador de física do
COC, lembra que problemas
da humanidade podem virar
questões do exame. "Como
utilizar a energia de forma
racional, atendendo as necessidades da sociedade,
sem destruir o ambiente. Eis
uma pergunta possível", sugere.
(GUILHERME VOITCH)
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