São Paulo, quarta-feira, 03 de novembro de 2010
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CAPA

Aluno deve mostrar que interpreta bem

Provas devem ter questões longas, que exigem domínio do fator tempo

Carlos Cecconello/Folhapress
Michelly da Silva, que tenta uma bolsa do ProUni pelo Enem


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A prova do Enem 2010 deve cobrar do aluno a capacidade de interpretação de texto, sem deixar de lado o conteúdo do ensino médio.
Professores ouvidos pela Folha afirmam que as questões devem ser longas, exigindo leitura e concentração.
"Torço por textos mais curtos que no ano passado, mas, ainda assim, a prova deve ter muita leitura", diz o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo.
A compreensão de temas do cotidiano, que tenham impacto social no Brasil e fora dele deve ser cobrada. "Aluno que não lê jornal não faz a prova de humanas."
A mesma coisa acontece com a redação. Segundo o professor Francisco Achcar, do Objetivo, textos jornalísticos podem ser um ponto de partida para que o estudante desenvolva o raciocínio. "O uso de charges é provável."
Achcar afirma que, na redação, é preciso desenvolver uma ideia própria, expondo argumentos com clareza.
A prova de matemática que, em teoria, deveria estar mais presa ao conteúdo, também deve ser construída com referências a assuntos do dia a dia. "O Enem tem como característica um excesso de informações e isso está relacionado ao próprio mundo em que vivemos, onde os estímulos ocorrem em grande quantidade e toda a hora", diz Emerson Furtado, professor de matemática do curso Positivo, de Curitiba.
Segundo ele, muitas questões podem ser respondidas sem que o aluno domine fórmulas ou equações.
Nas ciências da natureza, o conteúdo do ensino médio deve aparecer, ainda que com roupagem mais prática.
"No lugar de carbonato de cálcio, eles usam calcário", diz Wladimir Monteiro, supervisor de química do COC.
Segundo o professor, boa parte da teoria estudada em sala de aula estará diluída em gráficos e tabelas.
Marco Antônio Gonçalves, coordenador de física do COC, lembra que problemas da humanidade podem virar questões do exame. "Como utilizar a energia de forma racional, atendendo as necessidades da sociedade, sem destruir o ambiente. Eis uma pergunta possível", sugere. (GUILHERME VOITCH)


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