São Paulo, Sexta-feira, 03 de Dezembro de 1999
 
 

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES
Efemérides deste e do próximo ano podem cair nas próximas provas
1999 e 2000 nos fazem lembrar de...

CINILIA T. GISONDI OMAKI
MARIA ODETTE S. BRANCATELLI
especial para a Folha

Início da Era Vargas: as dissidências oligárquicas, rompendo o "café com leite", explicam a Revolução de 30, que conduziu Getúlio Vargas ao poder. Nacionalista e intervencionista, o "pai dos pobres" implantou em 37 o Estado Novo, sendo levado a renunciar em 45. Vencedor das eleições diretas de 50, o líder populista voltou à presidência "nos braços do povo", mas suicidou-se em 54 devido à oposição.
"Crack" da Bolsa de Nova York: a queda das exportações e a concentração de capitais provocaram nos EUA uma crise de superprodução e de subconsumo. A "quinta-feira negra", em outubro de 29, ampliou o ciclo de falências e desemprego. A adoção do New Deal permitiu a superação da Grande Depressão, que se estendera pelo mundo. O estado de bem-estar social, criado nos anos 30, foi substituído na década de 80 pelo neoliberalismo.
Início da Segunda Guerra Mundial: Crise de 29, regimes totalitários ultranacionalistas e expansionistas, formação do primeiro estado socialista (URSS) e política de apaziguamento foram as causas do conflito mundial, iniciado com a invasão da Polônia pelas tropas nazistas (39). Berlim foi ocupada em maio de 45, mas o fim da guerra só aconteceu com a rendição japonesa, em agosto, após o lançamento das bombas atômicas americanas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Revolução Chinesa: Mao Tsé-tung, em 49, liderou uma revolução popular, criando um modelo socialista independente. Em 66, houve o processo de consolidação do maoísmo, com o objetivo de reafirmar sua origem camponesa e de depurar o Partido Comunista -era a Revolução Cultural.
Revolução Cubana: em 59, a vitoriosa guerra de guerrilhas organizada por Fidel Castro, Che Guevara e companheiros acabou com o governo pró-EUA de Batista, dando início a um amplo programa de reformas. A reação norte-americana foi imediata. Isolada política e economicamente, Cuba aproximou-se da URSS, transformando-se no primeiro país socialista da América.
O agitado ano de 79: na Nicarágua, a derrubada do ditador Somoza por guerrilheiros sandinistas marcou o início de um novo regime apoiado por Cuba e URSS, gerando uma reação violenta capitalista, financiada pelos EUA. O Acordo de Camp David, assinado entre Sadat (Egito) e Begin (Israel), determinou a devolução de parte dos territórios ocupados por Israel durante a Guerra dos Seis Dias (67), trazendo esperança de paz para o tenso Oriente Médio. No Irã, a revolução que depôs o xá Reza Pahlevi e colocou no poder o aiatolá Khomeini, líder xiita, trouxe uma nova preocupação para o mundo: o fundamentalismo islâmico. As relações entre as superpotências da Guerra Fria foram abaladas depois que a URSS invadiu o Afeganistão.
Canal do Panamá: na passagem para o ano 2000, o Canal do Panamá será administrado, finalmente, pelo país. Independente da Colômbia em 1903, o Panamá teve de aceitar um tratado que criava a zona do canal, sob controle perpétuo norte-americano, dentro da política do Big Stick. Nos anos 70, pressões nacionalistas panamenhas levaram a negociações para sua devolução.
500 anos do Brasil: a viagem de Cabral, marco do "descobrimento" do Brasil, insere-se no contexto das Grandes Navegações dos séculos 15 e 16, que ampliaram as relações econômicas internacionais e os intercâmbios culturais. Os portugueses inauguraram uma nova era, caracterizada pela colonização de novas terras, submissão e escravização de outros povos e europeização do mundo, lançando as sementes da globalização. No século 19, milhares de europeus emigraram para "fazer a América" ou participar do neocolonialismo na África e Ásia.


Maria Odette Simão Brancatelli e Cinilia T. Gisondi Omaki são professoras de história do Colégio Bandeirantes.


Texto Anterior: Resumindo - "Vidas Secas": Romance concilia a denúncia social com a qualidade artística
Próximo Texto: Particulares: UMC faz vestibular para o curso de medicina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.