São Paulo, terça-feira, 04 de julho de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Cobrar matérias juntas não é novidade

ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Fuvest promete implementar perguntas interdisciplinares na primeira fase, mas o aluno não deve se preocupar com isso, pois as questões já vêm trazendo esse caráter há muito tempo.
Entre as muitas intersecções da biologia com outras áreas, destaca-se a química. As bases químicas da citologia vêm aparecendo freqüentemente: a composição química das estruturas celulares, como a membrana lipoprotéica em seu modelo mosaico fluido; o mecanismo de ação das enzimas que, ao diminuírem a energia de ativação, catalisam determinada reação; a importância e as características da água no fenômeno vida etc.
A fisiologia é outro campo que possibilita a interação com a química. Na segunda fase da Fuvest 2000, houve uma questão na qual era dada a informação de que a hemoglobina libera mais oxigênio com a queda de pH ou aumento de temperatura. Solicitava-se, então, que o aluno relacionasse a atividade muscular à queda de pH e demonstrasse como isso seria vantajoso para o músculo.
Poderíamos pensar em uma questão que envolvesse cinética química e o transporte de CO2 no sangue: sabemos que apenas 25% desse gás é levado pela hemoglobina, pouco mais de 70% é transportado pelo plasma, depois de ter passado por estas reações:
A reação indicada por * é catalisada pela enzima anidrase carbônica presente na hemácia, o que nos suscita dois pontos: a hemoglobina, ao se combinar com o íon H+, exerce importante efeito tampão, ou seja, impediria variações bruscas do pH. Outro ponto é que a membrana permeável ao íon bicarbonato (HCO3-) permite sua difusão, garantindo que o transporte de CO2 ocorra no plasma. As reações acima estão em equilíbrio, o que permitiria aos químicos sugerirem questões envolvendo as regiões do organismo onde o deslocamento poderia acontecer para a direita ou para a esquerda.


ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE é bacharel em ciências biológicas pela USP, professor do Stockler Vestibulares e membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia


Texto Anterior: Calendário
Próximo Texto: História: O futebol e a trajetória dos negros no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.