São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE A PENA SABER

QUÍMICA


A química colore seu jardim

LUÍS FERNANDO PEREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Hortênsias rosas e também azuis. Serão espécies diferentes de flores? Que nada! São apenas as cores da química!
Deixe-me explicar. Acontece que as hortênsias são muito sensíveis às mudanças de pH do solo e, assim como os indicadores químicos, mudam de cor conforme a acidez do meio.
Aliás, você já se perguntou como um indicador muda sua coloração? É simples: os indicadores são ácidos orgânicos fracos (HInd) que, em água, sofrem ionização: HInd H+(aq) + Ind-(aq). Enquanto a forma HInd apresenta uma certa cor, o ânion Ind- apresenta outra. Assim, em meio ácido, o equilíbrio é deslocado para a esquerda, acentuando a coloração do HInd. Já em meio alcalino (básico), os íons OH- consomem os H+ (H+ + OH-°° H2O), deslocando o equilíbrio para a direita, o que intensifica a cor do Ind-.
As hortênsias se comportam da mesma maneira porque há um indicador nas suas pétalas! Elas são azuladas em solos ácidos e rosadas nos alcalinos. Mas como é que se faz para alterar o pH do solo? Adicionando-se ácido sulfúrico e soda cáustica? Acho que as flores não iriam gostar muito... É só adicionar diferentes tipos de sal. Isso mesmo! Os sais também podem alterar a acidez.
Veja o caso do sulfato de amônio -(NH4)2SO4-, por exemplo. Para entender o que se passa, não podemos esquecer que, na água, além das moléculas de H2O, existem os íons H+ (responsáveis pela acidez) e também os OH- (responsáveis pela alcalinidade), na mesma concentração. Na presença da umidade existente na terra (você vai regar suas hortênsias, não é?), acontece o seguinte: o cátion NH4+, por ser derivado de uma base fraca (NH4OH), "captura" os íons OH-.
Lembre-se de que eletrólitos fracos -como o NH4OH- dissociam-se pouco em água. Já o ânion SO42-, que vem de um ácido forte, não "captura" os íons H+, uma vez que o ácido sulfúrico que se formaria apresenta alto grau de ionização. Assim, acaba havendo uma sobra de H+ na solução, que se torna ácida. Resultado: colocar algumas colheres de sulfato de amônio na terra deixará suas hortênsias azuis.
Para hortênsias rosas, usamos calcário, isto é, carbonato de cálcio (CaCO3). Isso porque o carbonato (CO32-) é derivado de um eletrólito fraco (H2CO3). Esse íon é, portanto, um "capturador" de H+. Isso produz uma solução alcalina que deixa as hortênsias rosadas.
Essa é a química. Uma ciência muito colorida.


Luís Fernando Pereira é professor do curso Intergraus e coordenador de química do sistema Uno/Moderna. E-mail: lula7@terra.com.br


Texto Anterior: Viagem inclui aula sobre a região visitada
Próximo Texto: Inglês: Certas coisas não mudam nunca!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.