São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO E ARTE

"O Alienista" ganha adaptação teatral

ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dos contos mais conhecidos de Machado de Assis, "O Alienista" ganha uma adaptação para o teatro. A montagem está divertida, bastante movimentada e tem tudo para agradar ao público jovem.
Mas, apesar de contar fielmente a história, a encenação não consegue transmitir tudo o que está no livro. Isso porque Machado é mesmo um tanto escorregadio. Suas narrativas são pretextos para os comentários ácidos nos quais destila o seu já proverbial pessimismo.
A busca do limite entre a loucura e a sanidade é o fio condutor da trama. O médico Simão Bacamarte realiza sua pesquisa internando na Casa Verde os moradores da vila de Itaguaí.
Ironicamente, entre os loucos estavam, além dos caricatos (que rendem boas cenas na peça), os exibicionistas, os vaidosos em excesso, os supersticiosos e os falastrões -estes, alvos prediletos de Machado, que não poupa os "arroubos oratórios" de quem quer que seja, expondo ao ridículo a falsidade e a tibieza de quem se esconde atrás da retórica.
Mas, além ou aquém do tema universal da loucura, a narrativa de Machado retrata a sociedade de seu tempo. A presença incidental de um escravo, a medicina rústica praticada pelos barbeiros que aplicavam sanguessugas para provocar sangrias ou os sorteios para a escolha de vereadores nos dão a dimensão histórica do texto.
A ânsia pelo poder e a venalidade de certos políticos, entretanto, trazem o leitor/espectador de volta aos dias de hoje. (THAÍS NICOLETI DE CAMARGO)


"O Alienista" - Teatro Lucas Pardo Filho (r. Gravataí, 47, São Paulo. 0/xx/11/3862-9403). Dom, às 20h, e seg., às 21h. R$ 25 (meia para estudante)

Documentário lembra o 11 de setembro
Na próxima quarta-feira, os atentados terroristas contra os prédios do World Trade Center completam um ano. Para lembrar o fato, o canal pago GNT irá exibir cinco documentários, sempre às 22h. Na segunda, "A Queda do World Trade Center" mostrará o que ocorreu com as estruturas dos edifícios ocasionando suas destruições. Na terça, "Caçando Bin Laden" traçará um perfil do terrorista. Na quarta, "9/11" mostrará imagens inéditas gravadas dentro das torres minutos antes da queda e do trabalho de resgate. No dia 12, cidadãos americanos opinam sobre os atentados em "Uma Nação: Vozes da América". No dia 13, "Vôo 93: Os Novos Heróis" conta a história dos passageiros que teriam lutado com os terroristas, evitando o choque do avião com outro alvo em Washington.


Texto Anterior: Estudar na Rede: Língua portuguesa
Próximo Texto: Calendário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.