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Qualidade de ensino preocupa candidatos
THAÍS NICOLETI DE CAMARGO
ESPECIAL PARA A FOLHA
O tema da educação, freqüente nas provas de redação de
vestibulares, costuma estimular o senso crítico dos estudantes, pois toca diretamente na
realidade que estão vivenciando. O aumento da oferta de vagas no ensino superior, mesmo
que visto com bons olhos, está
longe de tranqüilizar os candidatos ao terceiro grau, pois a
qualidade dos cursos ainda é
motivo de preocupação.
Os dois fragmentos selecionados demonstram certa inquietação diante desse problema. O texto 2, mais explícito,
investe na crítica à distorção
responsável pela elitização das
universidades públicas e ao aumento do número de vagas nas
escolas sem garantia da qualidade de ensino.
O texto 1 condena a política
neoliberal de privatizações estabelecida no país, que, segundo aponta, contém contradições, dado que o Estado negligencia suas instituições, mas
continua cobrando da população pesados impostos.
Esse texto revela certa hesitação ou dificuldade de construir
uma opinião clara sobre o assunto. Embora contenha aspectos críticos, atribui à "moda" questões de natureza política, o que sugere superficialismo. Além disso, resvala para o
discurso publicitário ao descrever as instituições da rede particular como se a qualidade de
uma escola realmente se medisse pela quantidade de computadores pessoais ou pelo
conforto das instalações.
Thaís Nicoleti de Camargo é consultora de língua portuguesa da Folha
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