São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unesp quer integrar graduações similares

Proposta visa facilitar mobilidade nos campi

DE SÃO PAULO

Apesar de o nome dos cursos ser igual, graduações oferecidas pela Unesp (estadual paulista) em seus 23 diferentes campi nem sempre possuem o mesmo currículo.
Foi pensando nisso que a universidade resolveu discutir a integração de seus cursos. Mas o objetivo não é unificar os currículos, diz José Barreto de Oliveira, assessor da pró-reitoria de graduação.
As disciplinas obrigatórias, sim, serão igualadas, mas as optativas devem continuar diferentes. "Cada campi tem uma especialidade, e isso será preservado."
Uma das propostas da nova estrutura curricular é facilitar a mobilidade estudantil. Atualmente, quem pretende fazer o mesmo curso em outro campus pode atrasar em até um ano a graduação.
As mudanças devem ser implantadas a partir de 2012. Um dos cursos mais adiantados nas discussões é o de medicina veterinária, oferecido em três cidades.
"Vamos aumentar também a interdisciplinaridade. Queremos que as disciplinas "conversem" entre si", afirma a coordenadora do curso em Araçatuba, Luciana Ciarlini.

USP
A USP também anunciou, no mês passado, que pretende promover mudanças curriculares e não descarta o fechamento de cursos de baixa demanda no vestibular.
Sem citar carreiras, o reitor, João Grandino Rodas, afirmou que "não é possível que alguns cursos continuem hoje como eram na época de dom Pedro 1º". (AT)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ciência: Sesc Itaquera recebe exposição sobre energia por um ano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.