São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo pode ser proveitoso para definir carreira

DE SÃO PAULO

A angústia de não saber qual carreira seguir pode diminuir de tamanho durante as férias de julho.
Para tanto, dizem psicólogos, os alunos devem aproveitar este momento de descanso para reavaliar gostos e afinidades e procurar informações sobre os cursos. Afinal, setembro, o mês das inscrições, não tarda a chegar.
Segundo Laura Alberto, coordenadora do programa de orientação vocacional da Anhembi Morumbi, o aluno deve ficar atento para o fato de que o ritmo de estudo tende a se tornar mais intenso no final do ano, e os momentos de tranquilidade, mais raros.
"Quando o aluno voltar para o segundo semestre, ele não vai ter o tempo que tem nas férias para buscar informações", alerta.
Além de usar a internet como uma aliada para procurar informações práticas sobre as carreiras, a psicóloga sugere que o aluno use o tempo livre para olhar para si.
"Tem que aproveitar para pensar no que gosta de fazer, nas áreas em que tem interesse e aptidão."
Liliana Pereira, psicóloga especializada em educação, diz que, no mês de julho, o aluno indeciso pode tentar procurar profissionais que atuem nas áreas de interesse para conversar, sem pressão.
"É bom também se reunir com colegas que estão vivendo essa dúvida."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: "O segredo é se planejar", diz 1º em relações internacionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.