São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE TUDO

Aluno que vai à missa se sai melhor, diz estudo

Pesquisa foi feita com estudantes norte-americanos
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa da Universidade de Iowa (EUA) mostrou que jovens norte-americanos que vão à igreja ou a outros tipos de culto obtêm melhores resultados no estudos. O Fovest conversou, por e-mail, com Edwin Hernandez, que participou da elaboração do estudo. (LAS)

 

FOLHA - Por que estudantes que freqüentam algum tipo de culto são melhores alunos que os outros?
HERNANDEZ
- A pesquisa mostrou que muito desse resultado tem a ver com os pais. Pais que são freqüentadores de igrejas tendem a ser mais preocupados com a educação de seus filhos e interagem mais com professores. Outra razão que constatamos tem a ver com o fato de que instituições religiosas socializam os jovens com valores positivos. Eles são menos propensos a se meter em problemas, o que os ajuda a se manter focados em seus caminhos.

FOLHA - A pesquisa foi feita com estudantes norte-americanos. Na América Latina seria o mesmo?
HERNANDEZ
- Os resultados são mesmo limitados a norte-americanos e não podem ser aplicados a latino-americanos. Entretanto, nós esperamos que esses dados inspirem alunos na América Latina para manterem essas relações religiosas.

FOLHA - Além de ir a cultos, o que os estudantes devem fazer para se sair bem em exames importantes?
HERNANDEZ
- Precisam ser disciplinados. Isso envolve gastar tempo de estudo. E os pais têm um importante papel, se certificando de que seus filhos estão mesmo estudando.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.