São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

A origem das organelas e a teoria endossimbionte

ELIANA COLUCCI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os eucariotos teriam surgido de eventos de endossimbiose entre uma célula hospedeira e células procarióticas, que deram origem às mitocôndrias e aos cloroplastos.
A teoria endossimbionte, proposta por Lynn Margulis em 1981, defende a idéia de que os eucariotos surgiram de combinações de células, e não a partir de mutações genéticas. Segundo essa teoria, as mitocôndrias e os cloroplastos são organelas derivadas da interação entre um organismo procarioto aeróbico e um organismo eucarioto unicelular anaeróbico.
As mitocôndrias -presentes em toda célula eucarionte- são, provavelmente, derivadas de um tipo de bactéria fotossintetizante que perdeu sua capacidade de realizar fotossíntese e ficou apenas com sua cadeia respiratória. Na mitocôndria, ocorre o passo final da respiração celular (respiração oxidativa), que tem como resultado a formação de ATP.
Os cloroplastos são organelas intracelulares, presentes em algas e plantas, responsáveis pelo processo fotossintético. Os cloroplastos foram incorporados à célula eucarionte através da endocitose de uma cianobactéria.
O evento da endocitose dos cloroplastos deve ter ocorrido após o das mitocôndrias e pelo menos três vezes, o que explica a grande diversidade de pigmentos existentes nos diversos cloroplastos de plantas e algas.
A teoria endossimbionte, que durante anos foi rejeitada, atualmente é largamente aceita. Várias evidências a apóiam, como: as organelas possuírem genoma próprio, as proteínas presentes nelas serem mais semelhantes aos seus análogos procarióticos do que aos eucarióticos, serem semi-independentes, com capacidade de replicação, possuírem membrana dupla (membrana interna de origem procariótica, membrana externa de origem eucariótica) e o DNA das mitocôndrias ser circular, como o das bactérias.


Eliana Collucci é bióloga, formada pela USP-Ribeirão Preto, e pós-doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública (USP)



Texto Anterior: História: A cafeicultura e o surgimento da República
Próximo Texto: Atualidades: Rússia endurece contra tchetchenos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.