São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

"Branco" na prova é sinal de nervosismo ou falta de estudo

Para especialista, aluno deve ir para a prova centrado na razão, não na emoção

DA REPORTAGEM LOCAL

Olhar para as questões de matemática, física e química na hora da prova e não conseguir lembrar as fórmulas ou esquecer, de repente, os nomes dos presidentes do Brasil. O chamado "branco" provoca pavor em muitos vestibulandos, que temem perder o ano inteiro de estudo por causa de um esquecimento na hora do vestibular.
Segundo especialistas, o problema pode acontecer por ansiedade, nervosismo ou estresse. "É o medo de falhar e a pressão que as pessoas colocam sobre si mesmas", diz a fonoaudióloga Ana Alvarez, autora do livro "Deu Branco".
Segundo Maria Irene Maluf, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, o estudante deve ir para a prova centrado na razão, e não no lado emocional. "Se a energia está muito voltada para o emocional, o cérebro não consegue desenvolver o cognitivo", afirma.
André Felipe Yonuye, 20, que está no terceiro ano de cursinho e vai prestar vestibular para arquitetura, diz que várias vezes sofreu "branco" por achar que não conseguiria resolver uma questão complicada. Isso acontece muito, conta, em provas de matemática.
Para evitar o esquecimento e memorizar melhor alguns assuntos, Yonuye aproveita até o tempo das aulas de musculação e estuda cartazes com os músculos do corpo humano, fixados na parede da academia.
Evitar fadiga, manter a calma na hora da prova e respirar fundo ajudam a relaxar e a afastar o "branco". Os estudantes que ficam muito nervosos e nunca conseguem resolver as questões devem procurar a ajuda de um profissional.
A falta de conhecimento da disciplina também pode gerar a sensação de esquecimento. Muitos alunos estudam parcialmente um determinado assunto e acham que memorizaram toda a matéria.
A vestibulanda Carla Bastelli, 20, que vai tentar uma vaga em medicina, diz que fica nervosa e não lembra assuntos das disciplinas que têm mais dúvidas. "Acontece em questões específicas de matemática e de física."
(MÁRCIO PINHO, LUÍSA BRITO)


Texto Anterior: Sem "branco"
Próximo Texto: Programe-se - Fuvest 1: Manual esta à venda até o dia 13 de setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.