São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Institutos de física e de artes planejam expansão

Ideia é fazer um grande campus na Barra Funda, com mais opções de curso

Daniel Patire/Unesp
Alunos de música em sala de aula desenvolvida especialmente para o curso

PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO

Um terreno de 24 mil metros quadrados, área equivalente a três Maracanãs, encravado no coração da Barra Funda, zona oeste, abriga o campus da Unesp na capital.
Inaugurado há um ano e meio, o espaço ainda desconhecido dos vestibulandos conta com dois prédios: o IFT (Instituto de Física Teórica), que oferece só pós-graduação, e o IA (Instituto de Artes), que atende hoje a 715 alunos de graduação.
Tudo isso por enquanto. Hoje, é erguido em um minicanteiro de obras um anexo ao IA, o futuro laboratório de música eletroacústica. Em breve, um novo prédio será construído para que o IFT receba alunos de graduação.
Também está prevista a construção de um prédio para moradia estudantil, que hoje se dá em um imóvel alugado nos arredores do local.
As mudanças, porém, não beneficiarão ainda os candidatos deste vestibular da Unesp, que abre inscrições hoje.
"Nossa ideia é criar um grande campus na Barra Funda. A localização é fantástica", afirma o reitor da Unesp, Herman Voorwald. A entrada do campus fica em frente ao Terminal Rodoviário e ao metrô Barra Funda.
O anúncio, na semana passada, da criação de cinco cursos ligados ao IFT é, para Voorwald, o começo do aumento na oferta de vagas.
Será criado para 2012 um bacharelado de ciências exatas com ciclo básico.
Após os seus três anos, o aluno pode optar por: 1) ir para o mercado; 2) fazer mais um ano de física (teórica, financeira ou ambiental) na Barra Funda; 3) estudar mais dois anos de meteorologia, em Bauru (345 km de SP).
"O andamento desses cursos novos viabilizará mais opções, como química ou algumas engenharias", afirma o reitor da Unesp.
No IA, as possibilidades também não são poucas. Transferidos de um imóvel no Ipiranga (zona sul), os cursos de música, teatro e artes visuais hoje estão em um prédio adequado às aulas.
No novo espaço, o Instituto de Artes espera oferecer, nos próximos vestibulares, bacharelado de teatro e produção musical (noturnos).
Os novos cursos do IA e do IFT devem adicionar cerca de 120 vagas às 144 oferecidas no próximo vestibular para o campus da capital.


Texto Anterior: Fora de SP: PUC-Rio estreia em biomédicas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.