São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009
  Próximo Texto | Índice

NOVIDADE

Vestibular da Unicamp terá múltipla escolha e três redações em 2010

Enem será obrigatório e valerá 20% da nota da 1ª fase

DA REPORTAGEM LOCAL

A prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vai mudar completamente a partir do ano que vem. Serão mais questões -120 na soma das duas fases, em vez de 108-, três redações, novas disciplinas e, pela primeira vez no vestibular da universidade, testes de múltipla escolha. A seguir, o Fovest faz um raio-X do que será diferente para o vestibular que começa no fim de 2010:

 



PRIMEIRA FASE
A primeira fase passa a ter 48 questões de múltipla escolha. Antes, eram 12, todas discursivas. Segundo Renato Pedrosa, coordenador da Comvest (comissão responsável pelo vestibular da Unicamp), o maior número de questões permitirá diferenciar melhor os candidatos e evitar, por exemplo, eventuais empates, especialmente nos cursos mais concorridos. "O aprofundamento da avaliação de conteúdo das disciplinas do ensino médio se dá na segunda fase, como sempre foi no modelo do vestibular na Unicamp", informa a universidade.


REDAÇÃO
Continua na primeira fase, mas o número de textos aumenta para três. Hoje, o aluno faz uma única redação a partir de três propostas. Haverá ao menos um texto-fonte para cada texto a ser produzido. Não haverá limite mínimo ou máximo de linhas. Outra novidade: todas as redações serão corrigidas; hoje, isso só ocorre com os candidatos mais bem colocados na prova.

DURAÇÃO
A duração da primeira fase passará a ser de cinco horas, ante as quatro atuais. Para Pedrosa, da Comvest, o tempo médio para cada questão caiu de cinco para três minutos. O cálculo levou em conta três horas para os testes e duas para as redações. "Mas estimamos que um bom candidato consiga terminar em quatro horas."

ENEM
O Enem passa a ser obrigatório e valerá 20% da nota na primeira fase. "Passamos a torná-lo obrigatório para que todos os candidatos fiquem em pé de igualdade", disse o coordenador do vestibular da Unicamp, Renato Pedrosa. Neste ano, a universidade não levou em conta o Enem no vestibular -em razão do adiamento do exame, não haveria tempo hábil para usar o resultado do Enem como parte da nota.

SEGUNDA FASE
Terá três dias consecutivos, e não quatro. O número de questões por dia permanece o mesmo: 24, todas dissertativas. Os candidatos terão quatro horas para cada prova, a mesma duração do vestibular atual.

NOVO CONTEÚDO
O vestibular terá a inclusão de questões de filosofia, sociologia e artes, mas "somente se as disciplinas estiverem completamente incorporadas ao currículo do ensino médio", diz a Unicamp.

DIVISÃO POR ÁREAS
Na segunda fase, a ideia é estimular a interdisciplinaridade nas questões. A prova será dividida em três grandes áreas: língua portuguesa (que inclui literatura) e matemática, ciências da natureza (física, química e ciências biológicas) e ciências humanas (história, geografia, filosofia, sociologia e artes), mais inglês.

MATEMÁTICA
Matemática ganhará força no próximo vestibular. Se hoje representa 11,7% da prova, a disciplina passará a valer 15,6% do total. Redação e língua portuguesa também valerão mais -de 10% para 12,5% do processo seletivo do final de 2010. Essas são as matérias com as quais os estudantes mais têm contato durante a vida estudantil, diz Renato Pedrosa, da Comvest. "São disciplinas basilares, fundamentais."


Próximo Texto: Opinião: Medida é boa, afirma professor do Etapa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.