São Paulo, terça-feira, 08 de dezembro de 2009
  Texto Anterior | Índice

FIQUE DE OLHO

Questão da prova de linguagens do Enem é cancelada pelo Inep

Publicação do gabarito correto na internet, prometida para as 10h, atrasou

DA REPORTAGEM LOCAL

Após finalizar as correções do gabarito do Enem, que havia sido divulgado com erros no domingo, o Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame) confirmou ontem a anulação de uma questão da prova de linguagens.
A pergunta invalidada (de número 101 nas provas amarela, azul e rosa e 102 na cinza) aborda as variações linguísticas. Ainda no domingo, o Inep havia informado que a questão tinha duas respostas possíveis.
A aplicação do Enem no final de semana foi marcada por confusão. No sábado, parte dos candidatos disse não ter conseguido chegar aos locais das provas devido ao trânsito pesado nas capitais, a problemas no cartão de confirmação da inscrição e à falta de preparo dos responsáveis pela aplicação.
No domingo à noite, os estudantes que tentaram conferir o gabarito foram surpreendidos com erros. As respostas certas foram prometidas para as 10h de ontem, mas no início da tarde ainda não podiam ser acessadas no site do Inep (elas podem ser conferidas no site www.folha.com.br/093411).
Na avaliação de cursinhos, os enunciados longos das provas fizeram com que o tempo ficasse apertado. A maioria dos professores e dos alunos também achou que o exame aplicado no final de semana estava mais difícil que o cancelado.
Na teoria, as provas deveriam ter o mesmo nível de dificuldade, já que o novo Enem usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item). O Inep estabeleceu que 25% das questões devem sempre ser fáceis, 50% devem ser de nível médio e 25% difíceis.
Assim, diferentes edições do exame podem ser comparáveis entre si e, portanto, o seu resultado fica válido por mais de um ano. Dessa maneira, o governo pode avaliar a evolução do ensino médio ano a ano.
Questionado ontem sobre a mudança no nível de dificuldade, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, disse que irá se reunir com as equipes técnicas do instituto, mas afirmou que era preciso ter questões mais difíceis para identificar os candidatos com melhor desempenho.
O Inep também avisou que quem não colocou na folha de respostas qual era a cor da prova que estava fazendo não terá o exame corrigido.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.