São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correção da prova é feita duas vezes; um examinador não sabe a nota que o outro deu

DA REPORTAGEM LOCAL

A prova de cada uma das oito disciplinas tem 12 questões, valendo cinco pontos. Em geral, as perguntas têm dois ou três itens, de forma que a pontuação se divide entre esses itens.
"É importante não cair em contradição e afirmar duas hipóteses distintas, o que pode ocorrer em respostas mais longas. Em geral, é possível ser exato em respostas intermediárias", pondera Maurício U. Kleinke, da Comvest.
As provas são corrigidas por duas pessoas diferentes. "A correção é cega, isto é, o segundo corretor não conhece a nota dada pelo primeiro", explica. "A chance de haver fraude nesse estágio é realmente muito pequena. Não consta o nome do vestibulando na prova, apenas o número de inscrição", diz.
Se houver divergência de até um ponto entre as duas correções, é feita a média para obter a nota. Se essa diferença for maior que um ponto, a prova volta para a banca elaboradora do exame, que irá corrigi-la e dar a nota final. De acordo com Kleinke, as discrepâncias são mais comuns nas provas da área de humanas, devido à sua relativa subjetividade.

Equipes
As equipes de corretores são compostas por 35 pessoas, em geral -o número pode variar de acordo com a disciplina. São, então, oito equipes, uma para cada matéria, que levam em média duas semanas para corrigir todas as provas.
A divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada está programada para ocorrer no dia 6 de fevereiro. No dia 12, os vestibulandos terão as notas da segunda fase. (FC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.