São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Orkut facilita busca por república

Redes sociais são usadas por alunos que procuram moradia nas cidades em que vão estudar

DE SÃO PAULO

Entrar na universidade é a chance de muitos estudantes morarem longe dos pais pela primeira vez. A procura pela nova casa, no entanto, costuma começar só depois que sai a lista de aprovados no vestibular e por isso pode ser muito corrida.
As redes sociais -principalmente o Orkut- facilitam a tarefa. Muitos estudantes usam o site de relacionamento para anunciar vagas em repúblicas e até para vender móveis e livros usados.
Aluna de engenharia agrícola na Ufla (Federal de Lavras, MG), Flávia Rodrigues, 21, teve de arrumar um lugar na cidade de última hora em 2009. "Fui aprovada na terceira, quarta chamada, nem lembro. Como não me preparei, tive uma semana para arrumar um lugar para morar."
A experiência, afirma ela, foi traumática: "Fui morar numa república indicada por uma conhecida da família, mas deu tudo errado, não gostei de lá".
Meses depois, Flávia procurou um lugar melhor. Resolveu alugar um apartamento e anunciou o quarto que sobrou na comunidade da Ufla no Orkut. Logo apareceram interessadas.
"Eu não sabia que tinha isso [a comunidade] quando entrei na faculdade. É ótimo, porque tem muita gente oferecendo lugar, e bons lugares. Acabei fazendo o contrário agora, oferecendo em vez de procurar. Espero ter facilitado a vida de alguém", diz.

PREVENIDO
Denilton da Silva Barbosa, 22, nem esperou conseguir uma vaga em turismo na Ufop (Federal de Ouro Preto, MG) e já garantiu lugar em uma república.
Como não iria até lá no fim do ano para fazer o vestibular -as vagas da Ufop são oferecidas no Sisu, que usa a nota do Enem-, Denilton aproveitou uma viagem que fez para cidade com o cursinho para pegar contatos dos moradores de uma república.
"Ficamos conversando pelo MSN. Preferi reservar o lugar o mais rápido possível para não me preocupar depois", conta ele. (AT)


Texto Anterior: Novidades da vida universitária
Próximo Texto: Universidades têm moradia para carentes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.