São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004
  Texto Anterior | Índice

Mínimo de cem horas em navio é exigido

Divulgação
Embarcação, que comporta até 20 pessoas, utilizada pelos estudantes de oceanografia da Unimonte


DA REPORTAGEM LOCAL

O profissional de oceanografia precisará ter participado, no mínimo, de cem horas de embarcação em alto-mar para receber o diploma de oceanógrafo. As horas são uma exigência do MEC (Ministério da Educação).
Ao final do curso de oceanografia da USP, em São Paulo, o aluno precisa comprovar ter realizado pelo menos 150 horas de embarque, inclusive em barcos de pesquisa estrangeiros, que passam pela costa brasileira para desenvolver estudos.
"A própria universidade coloca os alunos em contato com as embarcações. Geralmente, as pesquisas duram oito dias", disse Patrícia Cunningham, professora do curso de oceanografia da USP.
Para as aulas práticas, a universidade coloca à disposição um navio de 49 metros e 700 toneladas, que está atracado em Santos e que tem capacidade para 16 tripulantes e 15 cientistas. Há também duas embarcações menores, uma delas em Cananéia, no litoral sul, e outra em Ubatuba, no litoral norte paulista.
De acordo com Cintia Miyaji, os estudantes da Unimonte, em Santos, também precisam cumprir horas de atividades no mar, excluindo as aulas práticas oferecidas durante o curso.
Para isso eles têm à disposição uma embarcação pequena, que comporta até 20 pessoas, para a realização de trabalhos costeiros.
Como não tem navio para embarcações em alto-mar, a faculdade incentiva os alunos a procurarem oportunidades em navios da Marinha e, eventualmente, a usar a embarcação da USP, por meio de um trabalho integrado.

Coletas
Em alto-mar ou mesmo em trabalhos costeiros, o aspirante a oceanógrafo terá de realizar coletas de material para estudo. "São recolhidas amostras de água e de sedimentos e feitas medição de temperatura e coleta de animais e peixes", disse Patrícia.
Depois os estudantes fazem a análise da salinidade da água, do volume de oxigênio dissolvido, da quantidade de nutrientes e de outros detalhes específicos.


Texto Anterior: Profissão/Oceanografia: Mar e costa são "habitat" da carreira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.