São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007
  Próximo Texto | Índice

UFSCar

Sistema passa a valer a partir deste vestibular, que terá mais duas novas opções de cursos

20% das vagas vão para a rede pública

Bruno Miranda/Folha Imagem
Camila Utsunomia, que tem como prioridade ser aprovada na UFSCar


FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao fazer a inscrição para o vestibular da UFSCar (federal de São Carlos), o candidato egresso do ensino público terá, pela primeira vez, a opção de concorrer pelo sistema de reservas de vaga, que entra em vigor a partir de 2008. O prazo para inscrições acaba no dia 26. Pelo programa, 20% das vagas de cada curso serão destinadas aos estudantes da rede pública. Desse percentual, 35% irão para negros ou pardos.
"Não se trata de cota, mas de reserva de vaga, em que o candidato concorre com todo o universo de vestibulandos e não apenas com uma parcela de cotistas", explica Pedro Ferreira Filho, 45, coordenador dos vestibulares da UFSCar.
O sistema funciona assim: em um curso com 60 vagas, por exemplo, 12 terão de ser preenchidas por estudantes de escolas públicas. Dentre esses 12, 4 deverão ser negros ou pardos. O perfil dos 60 candidatos mais bem colocados será avaliado. Se a proporção de egressos da rede pública e negros ou pardos estiver de acordo com o sistema, não haverá mudanças.
Porém, se dos 60 vestibulandos apenas 10 forem do ensino público, os dois últimos estudantes da lista que tiverem vindo da rede privada não serão chamados e darão lugar aos dois primeiros de escola pública que estiverem na lista de espera.

Polêmica
Sobre a polêmica que o programa pode gerar, Ferreira Filho afirma que a previsão é que seja aplicado, com percentuais crescentes até 50% das vagas, somente em dez vestibulares. "Após esse período, que vigorará até o processo seletivo de 2017, espera-se que o ensino médio esteja num nível melhor e a manutenção será estudada."
Uma segunda novidade do próximo vestibular da UFSCar diz respeito à criação de dois cursos no campus Sorocaba: ciências da computação e ciências econômicas.
"A medida faz parte do processo de expansão da universidade, que teve início em 2000, e também de consolidação do campus de Sorocaba, relativamente novo", diz Ferreira Filho. Segundo ele, a escolha desses cursos se deu por causa da demanda na região e do perfil do corpo docente, que poderia ser aproveitado. "O enfoque do curso de economia será para a questão ambiental e a sustentabilidade."

NA INTERNET
Veja mais informações sobre o vestibular da UFSCar no site

www.vunesp.com.br/vestibulares/


Próximo Texto: "Passar nesta prova é minha prioridade"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.