São Paulo, terça-feira, 09 de outubro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFSCar

Vestibular tem fase única e três dias de provas com testes e questões

Exames são obrigatórios para todas as carreiras e não pode zerar em nenhum

DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibular da UFSCar, realizado pela Vunesp numa única fase em três dias, mescla perguntas objetivas de múltipla escolha e dissertativas. No processo seletivo 2008, as datas foram antecipadas de janeiro para dezembro para não coincidir com os de outras instituições.
No primeiro dia, a prova traz questões de português e inglês, além da redação. No segundo dia, é a vez de química, matemática e história. Por fim, são cobradas as matérias de biologia, física e geografia.
O candidato tem de elaborar uma redação, que soma 30 pontos. Cada teste vale um ponto e cada questão, dois. As provas são obrigatórias para todas as carreiras e não se pode zerar em nenhuma disciplina. No entanto, o peso das questões varia conforme o curso. Não é aceito o Enem na composição da nota. O tempo de duração de cada prova é de quatro horas.
"Se a pergunta pede a resolução de determinado problema, por exemplo, o candidato deve deixar o raciocínio por escrito", recomenda Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo.
Segundo Élio Mega, coordenador pedagógico do cursinho Etapa, o conteúdo é exigido de maneira diferente da Fuvest ou da Unicamp, mas é sempre uma prova bem feita. "Não costuma ter pegadinhas", avalia.

Literatura
O vestibular não passa uma lista de livros obrigatórios. "É uma faca de dois gumes porque, ao mesmo tempo em que a preparação fica um pouco mais leve para o candidato, também a prova se torna meio imprevisível e os examinadores não podem pedir aspectos muitos técnicos dos textos", opina Mega.
(FC)


Texto Anterior: Acesso: SP terá o primeiro vestibular para índios
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.