São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008
  Próximo Texto | Índice

UNESP

Prova do segundo dia é mais trabalhosa, então, fique de olho no tempo

Exames da Unesp começam neste domingo e vão até terça

Patricia Stavis/Folha Imagem
Patrícia foi aprovada, mas não quis se mudar para Jaboticabal

RAFAEL SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Acontece neste domingo a primeira das três provas do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que recebeu 74.976 inscrições. Os exames começam às 14h, e o aluno deve chegar ao local até as 13h.
A prova mais trabalhosa é a do segundo dia, segundo Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp, fundação que realiza o vestibular. É quando será realizado o exame da área específica escolhida pelo aluno (exatas, biológicas ou humanidades), com 25 questões discursivas.
"A nossa estatística dos anos anteriores mostra que, no segundo dia, ainda há cerca de 15% dos alunos na sala no momento em que termina o prazo de permanência", afirma Prado. Isso quer dizer que, numa sala com 40 alunos, seis acabam entregando a prova na última hora. Já no primeiro e no terceiro dia, só dois alunos (5%) saem no limite de tempo.
O coordenador do Etapa, Edmilson Motta, concorda que o segundo dia deve ser mais pesado para quem disputa uma das 6.374 vagas da Unesp -principalmente porque os textos são mais longos. Por isso, controlar o tempo gasto é essencial. "A dica de o aluno começar a prova pelas questões que acha mais fáceis vale para todos os dias."
E o candidato não pode bobear nos outros dias da prova -o primeiro, no domingo, no qual são cobrados 84 testes de todas as matérias, exceto língua portuguesa; e o terceiro, 16 de dezembro, que traz dez questões discursivas de português e uma redação.
Cada prova da Unesp tem quatro horas de duração -uma a menos que a Fuvest. "É outra razão para organizar o tempo. Há alunos que sentem diferença, porque estão acostumados com a prova da USP", afirma Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli.
Uma boa média é realizar 12 testes a cada meia hora -ou um teste a cada dois minutos e meio. Sobra meia hora, que deve ser reservada para preencher o gabarito, afirma Venturi.
Não houve mudanças no formato do vestibular com relação ao ano passado. "O exame não deve causar surpresas", diz Prado. Ele sugere que os alunos aproveitem a véspera para descansar e lembra uma exigência que não costuma ser comum aos outros vestibulares -levar uma foto 3x4.

Pela primeira vez
"Tenho mais facilidade em responder questões abertas do que testes", afirma a aluna do cursinho Etapa Paola Comunale, 20, que vai prestar Unesp pela primeira vez.
Ela é candidata a uma das 90 vagas do curso de medicina em Botucatu, o mais concorrido da universidade -115,6 candidatos por vaga, um pouco menos que no ano passado (119,6 candidatos por vaga).
Até setembro, Paola -cuja primeira opção é a Unifesp- estudava de 14 a 16 horas por dia, de segunda a sexta. "Só parava de estudar às 22h, mas estava me cansando muito. Diminuí o ritmo para ficar bem na hora das provas", diz ela.


Próximo Texto: Unesp: Aluno que for para a lista de espera tem chance alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.