São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007
  Próximo Texto | Índice

NA METADE

Unesp simplifica prova no vestibular do meio de ano

Texto único será usado nas questões de história, geografia e português; instituição oferece 745 vagas

Julia Moraes/Folha Imagem
Caio Yamashita, que vai prestar engenharia ambiental


DANIELA ARRAIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A prova de conhecimentos específicos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) deve ficar mais simples no vestibular de meio de ano, que ocorre nos próximos dias 17, 18 e 19.
Para as 25 questões propostas, foram eliminadas as subdivisões. "Cada questão era seguida por duas perguntas. Agora será apenas uma", explica Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp (fundação que prepara o vestibular).
Outra mudança se refere às questões de história, geografia e língua portuguesa. "O vestibulando vai ler um único texto e responder a questões sobre essas diferentes matérias. As questões passam a ser multidisciplinares."
Cerca de 10.300 candidatos vão disputar 745 vagas no vestibular de inverno, que oferece 18 opções de graduação, como biotecnologia, engenharia industrial madeireira e turismo. Os cursos são distribuídos em 12 municípios -entre eles, São Paulo, Assis, Bauru, Dracena e Ilha Solteira. Neste ano, o número de candidatos subiu 20,6% -passou de 8.209 inscritos para 10.334. Conseqüentemente, a relação candidato/vaga aumentou de 11,6 para 13,9.
Houve acréscimo de uma turma no curso de administração na cidade de Tupã -o curso só era oferecido no período da manhã e, agora, pode ser cursado à noite também, o que significa um aumento de 40 vagas.

Fase única
O vestibular da Unesp tem uma única fase, em que os candidatos fazem três dias de exames. No primeiro, há uma prova do tipo teste sobre conhecimentos gerais. No segundo e no terceiro dias, as provas dissertativas englobam as disciplinas específicas das áreas de exatas, humanas e saúde, além de redação e questões de português.
"A prova da Unesp é bem clara, não tem pegadinha, macete. É coerente e bem distribuída", afirma José Tadeu Terra, 51, diretor do COC Paraíso. Segundo ele, a universidade costuma cobrar conceitos que são essenciais em cada disciplina.
"Na prova de matemática, por exemplo, há ênfase nos conceitos de funções e geometria. Em física, eles gostam muito de mecânica. O vestibulando vai encontrar uma questão que envolve movimento, outra que envolve Leis de Newton e mais algumas sobre energia e colisão", diz.
Na opinião do coordenador de vestibulares do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, 67, a Unesp espera que o candidato saiba compreender idéias e expressá-las com clareza. "Mesmo sendo um vestibular no meio do ano, ele tem que conhecer toda a matéria."


Próximo Texto: Confira vagas, datas, horários e tipos de prova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.