São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010
  Próximo Texto | Índice

CARREIRA

Gerir informação pede bom raciocínio

Aulas de sistemas de informação concentram-se em três pilares: matemática, tecnologia e administração

FELIPE LUCHETE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando uma pessoa bate o carro e aciona o seguro, é preciso verificar se o cliente está cadastrado, localizar um guincho, escolher uma oficina e analisar o orçamento.
Desenvolver meios para organizar esses bancos de dados é a função de Cristiano Barbieri, 35, na Sulamérica Seguros e Previdência, onde ele é superintendente de TI (tecnologia da informação).
O profissional em sistemas de informação pode ser analista de sistemas, analista de suporte, gestor de TI e pesquisador na área, de acordo com a professora Patrícia Rufino Oliveira, da USP.
Não há regulamentação específica. O primeiro curso foi criado pela Unesp em 1997, segundo a instituição.
Mércia Aparecida Meira e Silva, coordenadora do curso da Unesp, diz que as aulas concentram-se em três pilares: matemática, tecnologia e administração.
A procura é cada vez maior, segundo ela, assim como as oportunidades de trabalho. Mércia estima que 90% dos alunos encontram vaga de estágio.
No setor público, o diretor de TI da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) João Thiago de Oliveira Poço, 29, é responsável por serviços que facilitem projetos de professores e avaliem o acesso à informática na rede estadual de SP.
Ter bom raciocínio lógico e domínio de inglês são requisitos importantes na função.


Próximo Texto: Fora de SP: Federal do AM investe em energia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.