UOL

      São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silêncio marca a criação de desenhos

DA REPORTAGEM LOCAL

Se produzir um filme significa estar no meio da agitação de atores e de câmeras e do corre-corre da equipe técnica, a criação da animação é marcada por isolamento e por horas de trabalho que podem se estender pela silenciosa madrugada.
Segundo Marco Anacleto, 49, que trabalha desde 86 com animação, a primeira fase de um projeto é marcada pelas reuniões do grupo de trabalho. Nesse momento, é combinada qual será a composição da obra, como roteiro, música e técnicas de animação.
Em seguida, a equipe se separa e cada um desenvolve a sua parte do projeto. "É emocionante quando montamos todas as partes e vemos a animação ganhar vida."
Essas técnicas podem ser utilizadas na produção de desenhos animados, nos efeitos especiais de filmes e em produtos para páginas da internet ou para CD-ROM.

Onde estudar?
As técnicas de animação fazem parte dos currículos das graduações em cinema. Mas há universidades, como a Escola de Belas Artes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que possuem uma grade específica para o campo.
Nos dois primeiros anos, há disciplinas básica de pintura, de desenho, de história da arte, de cor, de luz etc. Então serão abordadas matérias que envolverão, por exemplo, técnicas de animação em computador.


Texto Anterior: Carreira/cinema: Produção de filmes cresce, mas mercado ainda é restrito
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.