São Paulo, terça-feira, 11 de setembro de 2007
  Próximo Texto | Índice

SEGUNDA FASE

UFABC adota questões dissertativas

Matemática, física, química, biologia são específicas da prova, que também terá redação

Raimundo Paccó/Folha Imagem
Danilo Siqueira no cursinho; vestibulando escolheu UFABC por ser próxima ao centro de SP

DANIELA ARRAIS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A prova de conhecimentos específicos da UFABC (Universidade Federal do ABC) mudou: em vez de testes, os alunos terão que resolver questões dissertativas. A segunda fase ocorre nos próximos sábado e domingo, dias 15 e 16.
O primeiro dia de prova será dedicado à matemática e à química, em um total de 16 questões, que devem ser resolvidas em quatro horas. No dia seguinte, os candidatos também terão 16 questões, de física e biologia, além de uma redação. A duração é de cinco horas.
Para Itana Stiubiener, pró-reitora de graduação e responsável pelo processo seletivo da UFABC, a mudança serve para avaliar melhor os candidatos. "A gente quer entender quais são as dificuldades desses alunos", afirma. "Com as questões dissertativas, podemos abordar mais de um tópico, o que aumenta o grau de dificuldade mas também ajuda a contextualizar diferentes conteúdos."
Carlos Eduardo Bindi, diretor do cursinho Etapa, ressalta que, para fazer uma prova dissertativa, o vestibulando tem que ter se preparado melhor. "Esse tipo de questão cria uma pressão maior para o estudo. O aluno tem que desenvolver uma linha argumentativa", diz.
Para ele, outro aspecto diferente em relação às questões dissertativas é a expectativa que elas geram no aluno. "Nos testes, o aluno acha que nunca vai sair sem uma resposta. Se não souber, ele "chuta". Na dissertativa, a aposta é uma loteria. Enquanto uma gera expectativa de acerto, a outra pode dar aquela sensação ruim de deixar o espaço em branco."

Vunesp
Como é a primeira vez que a UFABC adota questões dissertativas na segunda fase de seu vestibular, professores e coordenadores de cursinhos ouvidos pela Folha não têm dicas específicas para a prova.
"No entanto, como a prova é feita pela Vunesp [fundação que elabora vestibulares da Unesp e da UFSCar], dá para esperar uma prova intermediária", diz Paulo Lima, coordenador pedagógico do CPV Vestibulares. "Indicamos que os alunos respondam as questões de forma concisa, enxuta, não devem escrever demais."
Para quem quer estudar nestes últimos dias que antecedem as provas, Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo, indica uma revisão. "Dá para rever os conceitos de uma boa redação. Pegue uma revista, olhe os assuntos do momento, faça um texto para treinar e mostre para um professor", diz.

Seleção
A primeira fase do vestibular da UFABC contou com 9.202 inscritos. Passaram para a segunda fase 3.057 vestibulandos, que disputam 1.500 vagas para o curso único de bacharelado em ciência e tecnologia. Para não ser eliminado na segunda fase, o candidato não pode tirar zero em nenhuma das disciplinas ou na redação.


Próximo Texto: No cursinho, vestibulando treina para novo tipo de prova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.