São Paulo, terça-feira, 12 de janeiro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEMÉRIDES

Datas não aparecem só em história

Nova cara de vestibulares faz datas relativas a direito, artes e esporte ganharem importância


DA REPORTAGEM LOCAL

Engana-se quem pensa que estudar as efemérides só ajuda em história e geografia. Com a tendência seguida por vestibulares de incluir cada vez mais a interdisciplinaridade e de aproximar as questões do cotidiano dos alunos, datas relacionadas a ciências naturais, direitos humanos, literatura, artes e esportes ganham importância.
Por isso, o vestibulando de hoje não pode só saber que o Estatuto da Criança e do Adolescente existe há 20 anos. Tem de saber as implicações sociais que tal documento trouxe para a sociedade atual.
Também não é suficiente saber que o Maracanã foi construído há 60 anos para a Copa Mundial que o Brasil sediou. "Tem que saber sobre o desenvolvimentismo que está por trás de grandes obras", diz Célio Tasinafo, coordenador do curso Oficina do Estudante.
Datas naturalmente ligadas à história podem servir de insumo a outras disciplinas, como matemática, como é o caso do cinquentenário da construção de Brasília. "[Citar a inauguração do DF] nem exigiria muita criatividade da banca. Pode até parecer artificial, mas dá um contexto. A maioria das provas hoje é assim", diz Edmilson Motta, coordenador do Etapa.
Para estar preparado para essas situações, Tasinafo aconselha os alunos a programar uma preparação complementar aos estudos, com filmes e idas a museus. "Com isso, o aluno vê a mesma coisa por outro ângulo", diz ele, com a ressalva de que é preciso atenção às imprecisões históricas que obras ficcionais possam ter.
Adepto dessa tática, Felipe Marinho, 19, já se concentra nos estudos para conseguir uma vaga de direito na USP. Dentre os filmes a que assistiu em 2009, está "O Nome da Rosa", baseado no livro homônimo de Umberto Eco -que completa 30 anos em 2010.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Hora da decisão: Psicólogos recomendam que aluno "desligue" na espera por resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.