São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006
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QUADRO-NEGRO

Rede particular paga até 6 vezes mais

Mesmo assim, de acordo com sindicato, falta a possibilidade de ascender dentro da escola

DA REPORTAGEM LOCAL

As escolas particulares representam 20,8% dos estabelecimentos de ensino do país e são responsáveis por apenas 13,1% de todas as matrículas, desde a educação infantil até o ensino médio, segundo dados de 2005 do MEC. Mas elas podem ser o caminho mais satisfatório para os professores.
"Se o ensino público tem uma enorme necessidade de professores, mas não valoriza os salários e a carreira, a escola particular é uma profissão rendosa", afirma Maurício Pietrocola, professor da Faculdade de Educação da USP. "Os profissionais que fazem o curso em boas faculdades são muito procurados pelo mercado privado e chegam a ganhar até seis vezes mais que os professores de escolas públicas", diz.
O piso salarial até a quarta série em São Paulo é de R$ 668,09 (para uma jornada de 24 horas semanais). Da quinta série até o ensino médio, fica em R$ 773,41. Na rede particular, o piso salarial é um pouco maior e calculado sobre a hora/aula. Mas as escolas "top" costumam pagar até bem mais que o piso.
O presidente do Sinpro (Sindicato dos Professores de São Paulo), que representa os docentes das escolas particulares, Luiz Antonio Barbagli, afirma que o mercado tem se mostrado estável nos últimos anos, mas ele aponta um lado negativo na rede privada. "A carreira é estagnada. O professor só cresce economicamente quando muda de escola."
Há espaço para quem tem boa formação. Em 2005, apenas 47,7% dos professores de primeira à quarta série tinham nível superior. Em 1999, quando os dados começaram a ser disponibilizados, só 23,3% tinham atingido esse grau de escolaridade.
A porcentagem dos professores licenciados aumentou a partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Ela apontava como formação ideal a de nível superior. Em 1998, eram 240 os cursos de pedagogia. Em 2005, já eram 1.731 de pedagogia e 1.180 de curso normal superior (regulamentado em 1999). (SH)


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