São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006
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MATEMÁTICA

Ferramenta democrática e trigonométrica

JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Não existe equipamento mais democrático em um veículo do que o macaco. Seja popular ou de luxo, todo carro tem um macaco, sendo que não há grande variação nos modelos dessa ferramenta. A figura 1 mostra um dos macacos mais comuns, formado por um quadrilátero articulado ACBD, com diagonal AB em forma de parafuso. Quando o parafuso gira, o comprimento AB aumenta ou diminui, o que corresponde, respectivamente, a uma diminuição ou a um aumento da distância entre C e D.
No caso de um losango articulado ACBD de lado 20 cm, a relação entre as medidas das diagonais AB=x e CD=y pode facilmente ser deduzida partindo-se das razões trigonométricas associadas à medida do ângulo CÂD=. Pela lei dos cossenos, aplicada aos triângulos CAD e ACB, decorre que y2=202+202-2.20.20.cos e x2 = 202+202-2.20.20.cos(180).
Uma vez que cos(180 -)=-cos, somando-se membro a membro as duas igualdades obtidas pela lei dos cossenos, encontraremos a equação x2+y2=1.600, cuja representação gráfica, com 0x40 e 0y40, é 1/4 de circunferência de centro (0,0) e raio 40 (figura 2).
Você já notou que, ao descermos um carro com o macaco, cada novo giro completo da manivela faz com que o veículo desça cada vez mais rápido? O gráfico acima explica isso. Partindo de x=0 e y=40, que é a posição onde o macaco está totalmente erguido na vertical, aumentos sucessivos e constantes de x implicam reduções sucessivas e cada vez maiores de y.
O mesmo movimento, só que de x=40 para x=0, explica por que quando começamos a erguer o veículo são necessários menos giros completos da manivela do que o necessário para erguê-lo do mesmo tanto quando ele já está a uma certa altura do chão.


JOSÉ LUIZ PASTORE MELLO é mestre em ensino de matemática pela USP e professor do Colégio Santa Cruz.
E-mail: jlpmello@uol.com.br


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