São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duas carreiras não exigem mais prova de habilidade específica

DA REPORTAGEM LOCAL

Outra alteração no próximo vestibular da Unesp é que foram eliminadas as provas de habilidades dos cursos de arquitetura e urbanismo de Presidente Prudente e de educação física de Bauru. Já as faculdades de arquitetura em Bauru e educação física em Presidente Prudente continuam exigindo o teste.
"Os condutores desses cursos entendem que será possível, dentro da universidade, desenvolver as habilidades que seriam avaliadas por essas provas, sem prejuízo para o ensino", justifica Fernando Prado, diretor da Vunesp. "Faremos uma pesquisa comparativa do desempenho universitário desses ingressantes com o de outras turmas. O resultado do vestibular vai desaparecendo à medida que o aluno avança no curso", completa.
Por que, então, o mesmo teste de habilidade específica foi mantido em duas faculdades? "Foi opção dos responsáveis por esses cursos, que preferiram aguardar o resultado da experiência", explica o professor, ressaltando que, a partir de agora, o exame de habilidade específica não mais terá caráter eliminatório no vestibular.
"A prova terá um caráter exploratório, servirá para conhecer melhor o repertório dos candidatos."

Inscritos
A Unesp registra o número de 92.802 candidatos -dos quais 28.558 ficaram isentos de taxa de inscrição. Isso representa uma queda de 1,2% em relação ao total de inscritos no ano passado. A área que mais caiu foi ciências biológicas (3,9%). Exatas caiu 3,4%, mas humanidades cresceu 3,2%. Para Fernando Prado, o quadro mostra que a facilidade do acesso físico à faculdade é determinante: humanidades é a área em que há maior distribuição de opções pelos períodos diurno e noturno em mais cidades.


Texto Anterior: Unesp: Prova será menos extensa e com mais textos, diz Vunesp
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.