São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Provas antigas do MEC podem ajudar na preparação, afirmam professores

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma boa dica para quem vai prestar o exame da federal do ABC é consultar provas antigas do Enem. Tanto o diretor da Vunesp Fernando Prado quanto professores de cursinhos dão essa sugestão.
Apesar de a prova ainda ser uma surpresa, de acordo com o coordenador do Etapa, Carlos Eduardo Bindi, não há motivo para preocupação. "A única coisa que o candidato pode fazer é estudar as matérias como se fosse um vestibular tradicional, pois quem vai bem nessas provas também vai bem no Enem."
Já para a ansiedade, natural em processo seletivo desconhecido, Bindi afirma que o antídoto é um só: "O candidato tem de perceber que todo mundo vai enfrentar o mesmo exame e que os outros também não têm idéia do que pode cair".
O coordenador do Anglo Alberto Francisco Nascimento aponta que o vestibulando deve estudar como se fosse para qualquer outro processo seletivo. "Todo conhecimento específico é útil. E, nos últimos tempos, a Fuvest e a Unicamp têm privilegiado o raciocínio", diz.
Sobre o conteúdo, Roberto Gomes Dalefi, coordenador do cursinho Superium, de Santo André, onde boa parte dos estudantes tem interesse em prestar a UFABC, afirma que é bom estudar o que já é cobrado por outras instituições. "Vale focar mais em pontos como mecânica, que é o que mais cai em física", exemplifica.
"Não sabemos como vai ser a prova, mas o conteúdo não vai fugir do que é pedido por outros exames", diz o coordenador do Objetivo, Caio Calçada.


NA INTERNET - As provas antigas do Enem podem ser consultadas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que realiza o exame nacional. O endereço é: www.inep.gov.br/basica/enem.

Texto Anterior: Exame da federal do ABC será nos moldes do Enem
Próximo Texto: Como é a prova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.