São Paulo, terça-feira, 13 de outubro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENEM

Sem exame, nota de corte na USP deve ser mais baixa

O Enem podia valer até 20% da nota do aluno na primeira fase

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem a inclusão do Enem para compor a pontuação da primeira fase, a nota de corte da Fuvest deve cair -isso não significa, porém, que o vestibular será mais fácil, afirma a USP.
O exame valia até 20% da nota do aluno na primeira fase. Diferentemente do Inclusp -que dá bônus de até 12%-, não era preciso ter estudado na rede pública para que a nota fosse levada em conta.
"Como o desempenho dos alunos no Enem era sempre melhor do que na primeira fase da Fuvest, as notas de todos os candidatos acabavam sendo maiores, pois o Enem compunha a nota da Fuvest", explica Mauro Bertotti, coordenador do grupo de trabalho responsável pelo vestibular na USP. "Se as notas de todos os candidatos aumentam, a nota de corte, por carreira, também aumenta." Na prática, disse, a classificação dos alunos vai variar pouco.
Para Tadeu Terra, do COC, o que vai continuar diferenciando o candidato da USP é a preparação. "O Enem ajudava o aluno com deficiência de conteúdo, que compensava com uma boa nota no exame. Mas, para os alunos que tinham o mesmo nível de formação, a nota contava muito pouco."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: 7 instituições desistem do Enem e 26 adiam prova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.