São Paulo, terça-feira, 13 de outubro de 2009
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENEM

Aluno poderá escolher até 3 cursos

Antes, candidato poderia optar por até cinco; mudança ocorreu em razão do adiamento do Enem

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Educação mudou o sistema que permitirá ao aluno escolher, com base na nota obtida no Enem, o curso e a universidade federal onde quer estudar. O candidato poderá selecionar no máximo três cursos -e não mais cinco, como anunciado originalmente.
A mudança ocorreu em razão do adiamento do Enem, para acelerar o processo de seleção dos alunos, segundo a Secretaria da Educação Superior.
O sistema unificado de seleção vale para as 24 universidades federais que usarão o Enem no lugar do vestibular. Institutos tecnológicos federais, a Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), em parte dos cursos, e Escola de Formação do IBGE também recrutarão os candidatos dessa maneira. Há cerca de 45 mil vagas -um quarto do total oferecido nas federais do país.

Rodadas
A escolha será em três rodadas, por meio de um site que o MEC ainda prepara. Os alunos terão um tempo determinado para selecionar a primeira opção de curso. Se tiverem nota para entrar, poderão fazer a matrícula. Quem ficar de fora da primeira lista terá mais duas rodadas para escolher um curso com base na nota no Enem.
O sistema, segundo a secretaria, é inteligente: ele excluirá do sistema unificado as vagas preenchidas e mostrará, na rodada seguinte, as que sobraram.
Os candidatos poderão alterar as opções a qualquer momento. O sistema ficará disponível para os alunos na segunda quinzena de fevereiro, de acordo com a secretaria. O número de dias não está definido.
A listagem por rodadas foi criada pelo Ministério da Educação para simplificar o processo de matrícula, por sugestão das universidades federais. Quando o novo Enem foi anunciado, em março, a ideia era que o aluno escolhesse, de forma simultânea, até cinco cursos de cinco universidades.


Texto Anterior: Taxa: MEC devolverá R$ 35 de inscrição de quem desistiu de exame
Próximo Texto: Mudança de local da prova vai até amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.