São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atualidades podem cair em mais de 1 disciplina

Professores sugerem o estudo de grandes temas

28.ago.10/EFE
Manisfestação contra a violência do narcotráfico

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Faltando pouco mais de um mês para a primeira fase dos principais vestibulares do país, as universidades já estão na fase final do processo de elaboração das provas.
Enquanto isso, professores tentam "prever" os assuntos ou fatos que mais marcaram o Brasil e o mundo de janeiro até agora e que podem estar entre as atualidades cobradas nas provas.
A lista, além de mudar todos os anos, é enorme. Ficar atento a grandes temas pode ajudar a "cobrir" as possibilidades, dizem os professores.
Entre as dicas de Samuel Robes Loureiro, do Cursinho do XI, por exemplo, estão os desastres naturais -reforçados pelos terremotos do Haiti e do Chile e as fortes chuvas no Paquistão-, as pandemias e epidemias, além das questões ambientais.
Apesar de serem marcados pela questão histórica, esses fatos podem muito bem dar origem a testes de química, geografia ou português, principalmente nas provas interdisciplinares, como a do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
"A construção de grandes hidrelétricas, como as de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, pode fazer com que caiam questões sobre energia [cobradas em física] e impactos ambientais [conteúdos de biologia]", explica Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante.
A pedido do Fovest, professores fizeram algumas apostas para os vestibulares do final do ano.


Texto Anterior: Fora de SP: Destaque na saúde, federal de Porto Alegre cria gastronomia
Próximo Texto: Tempo livre: Ciência é tema de mostra realizada em várias partes do país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.