São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNICAMP

Percentual de adesão ao programa de inclusão se mantém

Alunos da rede pública são 30% dos inscritos

Caio Guatelli/Folha Imagem
A estudante Nathalia Ferraz Oliveira, 16, que aderiu ao Paais


DA REPORTAGEM LOCAL

A participação de alunos do ensino médio público neste vestibular da Unicamp será de 30% (ou 14.703 inscritos) -percentual parecido ao do ano passado, que foi de 29%.
Desse total, 13.916 vestibulandos aderiram ao Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) da Unicamp, que concede 30 pontos adicionais à nota final para candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública e dez pontos a mais para aqueles que, além disso, se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.
O percentual de adesão ao Paais tem se mantido praticamente estável nos últimos três anos, desde a criação do programa. Em 2005, representou 30,8%; em 2006, 28,4%; e, em 2007, 26,8%. Para 2008, 28%.
"Para melhorar esses índices, fazemos a divulgação do programa nas escolas públicas das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo", afirma Leandro Tessler, coordenador-executivo da Comvest. Segundo ele, com o início do ProUni (programa federal que concede bolsas em instituições privadas), aumentaram as opções para o aluno de escola pública, daí a procura pela Unicamp não ter crescido tanto.

Benefício
Candidata a uma vaga em medicina, Nathalia Ferraz Oliveira, 16, aderiu ao Paais. "Acho bom esse benefício porque ficamos com mais condições de competir com o pessoal de escola particular, mas isso mostra como o ensino público está defasado." (FERNANDA CALGARO)


Texto Anterior: Começar prova pela redação pode ser boa estratégia, afirmam professores
Próximo Texto: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.