São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inep já estuda incluir francês e alemão em edição futura do Enem

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além do inglês e do espanhol, no futuro, o estudante que fizer o Enem poderá ter a opção de escolher o francês ou o alemão como línguas estrangeiras avaliadas.
De acordo com Fernanda Monteiro, diretora-substituta de avaliação da educação básica do Inep, o órgão responsável pelo Enem já estuda incluir esses dois idiomas no exame, mas ainda não há uma data para isso.
O espanhol e o inglês, porém, não deixarão de figurar entre as opções. Isso porque a oferta do ensino de espanhol passou a ser obrigatória nas escolas, e o inglês, apesar de não ser obrigatório, é hoje a língua mais comumente usada no mundo.
No momento, o Inep está pré-testando as questões candidatas a fazer parte do exame deste ano. Entre elas, há tanto perguntas com enunciados e alternativas em português quanto questões que aparecem inteiramente na língua estrangeira.
A cobrança de gramática está prevista, mas sempre de maneira contextualizada -dentro de um texto, por exemplo.
O número de questões não foi fechado, mas, de acordo com Fernanda, será o mesmo para inglês e espanhol. Além disso, nas duas línguas, o número de itens considerados fáceis, medianos ou difíceis também tem de ser igual.
(FABIANA REWALD E ANDRESSA TAFFAREL)


Texto Anterior: Enem agora tem inscrição até sexta-feira
Próximo Texto: Gratuita: Feira promove troca de livros entre os frequentadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.