São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENEM À VISTA

Interpretação de texto é avaliada na prova

Questões são contextualizadas e multidisciplinares

Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Rafael Bergmann Teles, 17, que confia na base escolar que recebeu


DA REPORTAGEM LOCAL

A prova do Enem, com 63 questões de múltipla escolha e uma redação, testa a interpretação de textos e a capacidade de aplicar conhecimentos adquiridos para resolver problemas do cotidiano.
"As perguntas são multidisciplinares e contextualizadas", explica Sezar Sasson, coordenador dos simulados do Enem no sistema Anglo.
Por esse motivo, não há como se preparar da noite para o dia para uma prova como o Enem, segundo Victor Koloszuk, um dos diretores do Colégio Vértice, que lidera o ranking do Enem no Estado de São Paulo. "O exame mede a maturidade e a bagagem acadêmica, conquistadas ao longo de vários anos."
"A filosofia da prova é muito boa", concorda Osmar Antônio Ferraz, coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes, em segundo no ranking. "A redação, em geral, tem um tema social, como violência."
"A preparação que recebi na escola irá me dar base na hora da prova", avalia Rafael Bergmann Teles, 17, que estuda no Vértice e tenta uma vaga em engenharia de produção.
No entanto, conhecer o formato do exame pode trazer uma certa tranqüilidade para o estudante, de acordo com Sasson. O vestibulando pode ver as provas dos anos anteriores no site www.inep.gov.br.
Maria Giulia Pedalino Pinheiro, 17, e Marcelo Chilvarquer, 18, colegas do terceiro ano do ensino médio no Bandeirantes, irão fazer o Enem pela segunda vez. "No ano passado, prestei como treineira na Fuvest e consegui três pontos do Enem", diz Maria Giulia. "Eu pretendo também usar a nota do Enem para os vestibulares que vou prestar", afirma Marcelo. (FC)


Texto Anterior: Estudante de escola pública visa o ProUni
Próximo Texto: Tecnologia: Novas Fatecs têm inscrições até amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.