São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008
  Próximo Texto | Índice

UFABC

Exame da 1ª fase tem cara de jornal e é interdisciplinar

Na 2ª fase, há matemática, física, química e biologia, além da redação

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 9.000 candidatos irão participar, no próximo domingo, dia 19, da primeira fase do vestibular da UFABC (Universidade Federal do ABC), o terceiro de sua história.
O total de inscrições foi de 9.463 - esse número inclui os candidatos pelo vestibular e pelo Enem, o que dá uma relação candidato/vaga de 6,31.
Houve 4.521 inscrições (53,7%) para o período diurno e 3.898 (46,3%), para o noturno. O ingresso pelo Enem teve 1.763 inscritos -quase 40% dos inscritos nesse sistema também farão o vestibular.
Das 1.500 vagas, metade é reservada para candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública. De cada um dos sistemas -universal e cotas-, até 250 vagas podem ser preenchidas por quem tiver acertado acima de 90% no Enem, num total de 500 vagas que podem ser preenchidas pelo exame (de 2005, 2006 ou 2007). Se não houver aprovados em número suficiente, essas vagas serão preenchidas no vestibular.
O exame da primeira fase terá 90 testes sobre o conteúdo do ensino médio, que é cobrado de maneira interdisciplinar.
As perguntas são divididas como se a prova fosse um jornal, ou seja, por editorias: editorial, mundo, ambiente, ciência, cultura e sociedade, tecnologia, diversão e passatempo, economia e política, saúde, esportes e classificados.
"A aparência da prova é diferente, e há uma preocupação em contextualizar as questões. No entanto, é um exame bem usual, com um grau de dificuldade equivalente ao de outros grandes vestibulares", avalia Edmilson Motta, coordenador do cursinho Etapa. "Mesmo sem a divisão das questões por matérias, o aluno consegue identificar a disciplina."
Por causa do tempo apertado (são quatro horas de prova), uma estratégia é fazer primeiro as questões mais fáceis e deixar para o final as mais difíceis.
Vale a pena acessar o site da instituição www.ufabc.edu.br e ver as provas dos anos anteriores para ter uma idéia do que esperar no domingo, como fez a vestibulanda Verônica Merola de Oliveira, 17. "Imprimi as provas das duas fases para conhecer o estilo e foi bom porque serviu como um treino", conta ela, que gostaria de estudar engenharia de gestão.
A segunda fase, que será realizada em dois dias (6 e 7 de dezembro), tem um formato mais tradicional. As questões são dissertativas sobre matemática, física, química e biologia. Há também uma redação.
"A primeira fase pede bastante interpretação de textos, e, na segunda, o conteúdo é mais aprofundado", afirma Paulo Roberto De Francisco, diretor de vestibular do Singular-Anglo, em Santo André.
No caso da redação, Célia Passoni, coordenadora de português do Etapa, aposta num tema "social". "É um vestibular bastante novo, só teve duas edições, mas, nessas duas vezes, o tema da redação foi sobre inclusão social no Brasil e desemprego e trabalho. É possível que siga nessa linha e traga algo, por exemplo, da área econômica, como a descoberta do pré-sal." Segundo ela, é fundamental que o candidato venha acompanhando o noticiário para se manter atualizado.


Próximo Texto: Obras: Campus de Santo André ainda não tem infra-estrutura completa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.