São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UFABC

Ano letivo é dividido em trimestres

Curso de formação em ciência e tecnologia, com três anos de duração, é obrigatório a todos os estudantes

Leandro Moraes/Folha Imagem
Allan Carlos Bobadilha quer estudar engenharia de energia

DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de bimestres ou semestres, a divisão do ano letivo na UFABC é por trimestres. São três por ano, separados por algumas semanas de férias.
Esse formato foi escolhido para reunir mais dias letivos por ano e tornar possível a conclusão do curso de formação em ciência e tecnologia em três anos, segundo Itana Stiubiener, pró-reitora de graduação.
Ao final do curso de três anos, obrigatório para todos os estudantes, é concedido um diploma de bacharel em ciência e tecnologia. A instituição estuda também oferecer para o aluno a opção de se diplomar em licenciatura a partir de 2009. Isso é possível porque metade da grade do curso é flexível: 46% das disciplinas são obrigatórias e o restante é completado por optativas -que são aquelas que o estudante pode escolher.
Se o aluno quiser continuar por mais um ano na universidade, ele pode sair com um diploma de licenciatura em matemática, química, física ou biologia ou de bacharelado em ciências da computação.
Em vez disso, se preferir, pode estudar por mais dois anos e se diplomar engenheiro em uma das oito áreas oferecidas: ambiental e urbana; aeroespacial; bioengenharia; de energia; de gestão; de materiais; de informação; e de instrumentação, automação e robótica.
A proposta do curso agrada a Allan Carlos Bobadilha, 17, que, se aprovado, pretende estudar engenharia de energia. "Vou prestar outros vestibulares também, mas, pelo que vi, na UFABC o aluno tem bastante autonomia e pode moldar o curso de acordo com o seu perfil, o que é interessante." (FC)


Texto Anterior: Obras: Campus de Santo André ainda não tem infra-estrutura completa
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.