São Paulo, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Unesp chama mais gente para a 2ª fase

Alteração em edital elimina limite de alunos convocados por carreira

DE SÃO PAULO

A partir deste ano, os candidatos da Unesp, sobretudo dos cursos mais concorridos, passaram a ter um páreo mais duro na segunda fase.
A Vunesp, entidade que organiza a prova, mudou o edital para poder convocar mais gente para a etapa final.
Antes da mudança, o máximo de candidatos chamados para a segunda fase de cada curso deveria ser de até seis vezes o total de vagas oferecidas pela carreira.
Agora, o limite de convocados não depende mais da carreira. Passou a ser de até seis vezes o número de vagas ofertadas no processo seletivo todo. Ou seja, independentemente das chances em cada um dos cursos, o que vale é o número total.
Assim, passaram a ser chamados mais candidatos para as carreiras mais concorridas, já que sempre acabavam sobrando vagas dos cursos com baixa procura -é preciso ter uma nota mínima para passar para a segunda fase.

FALSO DESEMPENHO
Segundo Tânia Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp, a intenção é desfavorecer os alunos que têm o chamado "falso desempenho" -aqueles que vão muito bem nos testes, mas têm um mau resultado nas dissertativas. "Esse foi um estudante treinado, e não queremos isso."
Na prática, a mudança deixa a situação mais difícil para quem quer cursos concorridos. Em medicina, por exemplo, foram convocados 1.273 alunos para a segunda fase. No ano passado, foram 558.
A mudança foi benéfica para Victor Molinari, 19, aluno do Etapa. O jovem foi chamado para a segunda fase, mas passou raspando. Sua nota foi apenas um ponto acima da nota de corte do curso de medicina.
"Se eles tivessem chamado a quantidade de alunos que eles costumavam chamar, eu talvez não tivesse conseguido", afirma Victor.
Ele diz estar confiante na etapa específica. "Uma pessoa que tirou 85 está muito nivelada com uma que tirou 77. Acho que dá para tirar a diferença." Para o cálculo do resultado final, são somadas as notas da 1ª e da 2ª fase.
Apesar de a oferta de vagas quase não ter se alterado, foram chamados para a segunda fase deste ano 32 mil candidatos, contra os 25 mil do vestibular 2010.
(PATRÍCIA GOMES)


Texto Anterior: "Ainda não estamos seguros com o Sisu", diz pró-reitor
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.