UOL

      São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003
  Próximo Texto | Índice

MORAR FORA DE CASA

UNIVERSIDADE E VETERANOS PODEM OFERECER ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS RECÉM-CHEGADOS

Prepare as malas: listas de aprovados saem em breve

LUIS RENATO STRAUSS
DA REPORTAGEM LOCAL

As listas de convocação para matrícula sairão em breve. Para aqueles que se inscreveram em vestibulares de universidades que ficam longe de suas casas, a chamada marca o início da procura por um lugar para morar durante os anos do curso.
O primeiro passo é pedir informações na própria instituição de ensino. Na maioria delas, há uma secretaria responsável por orientar os estudantes ou um painel em que são colocadas as ofertas de vagas em pensões, em hotéis ou em repúblicas para estudantes. Os centros acadêmicos também podem oferecer boas recomendações aos recém-chegados.
Segundo Marisa Luppe, diretora da Coordenadoria de Assistência Social da USP, as vagas encaminhadas à instituição custam, em média, R$ 280 por mês aos estudantes. "O aluno desembolsará no mínimo R$ 200 mensalmente por uma moradia."
Para o aluno carente, as universidades estaduais paulistas, por exemplo, oferecem alojamentos estudantis gratuitos. No entanto não há vaga para todos, e os candidatos devem passar por um processo seletivo. Como o resultado demora cerca de um mês, esses alunos precisam procurar alternativas para esse período e para o caso de não serem aceitos.


Próximo Texto: Montar república é dividir despesas e obrigações
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.