São Paulo, terça-feira, 17 de junho de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORA DA CLASSE

Colégios simulam reuniões da ONU

Atividade auxilia no estudo do cenário internacional

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cada aluno representa um embaixador. Ao longo do semestre, eles simulam reuniões da ONU, em que tentam resolver problemas dos países. A atividade, chamada MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio), é realizada por colégios como o Bandeirantes e o Santo Américo.
"Estudar a política externa do seu país e assuntos que estão em alta no cenário internacional são temas que sempre caem nas provas do vestibular", diz o ex-aluno do colégio Santo Américo e atual estudante de relações internacionais na PUC e de letras na USP, Ricardo Zimmermann, 18.
O MONU-EM já existe há seis anos no Santo Américo. "Neste ano, porém, ocorreu o primeiro com âmbito internacional, com participação de alunos do México e da Guatemala", conta Maria Hilda Casalderrey Prochaska, 62, organizadora do evento.
No colégio, os membros das delegações se dividem entre os órgãos que compõem a ONU, como a Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento).
Foi em uma dessas simulações que Ricardo teve certeza de que queria seguir a carreira diplomática. "Sempre tive essa idéia em mente, mas participar do modelo da ONU reafirmou minha vontade", afirma.
Tomaz Aribi Fiszbaum, 17, monitor do MONU-EM no Bandeirantes, viu a importância das atividades extracurriculares no ano passado, quando prestou vestibular como treineiro. "Pude perceber que as provas pedem capacidade de argumentação e abordam temas atuais." (CRISTINA LUCKNER)


Texto Anterior: Sem a escola: Aluno pode organizar atividade de lazer sozinho
Próximo Texto: Programe-se: Calendário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.