São Paulo, terça-feira, 17 de novembro de 2009
  Próximo Texto | Índice

FUVEST

Número de inscritos cai pela 4ª vez, para 130 mil candidatos

Primeira fase é neste domingo, com pouca mudança

PATRÍCIA GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Há quatro anos amargando quedas sucessivas nos inscritos, a Fuvest realiza neste domingo, às 13h, a sua primeira fase, para 128.144 candidatos. De 2006 para cá, a redução de inscrições chega a 25%.
A partir deste ano, a nota da prova de conhecimentos gerais só vai servir para selecionar candidatos para a próxima etapa -por meio da nota de corte. Na prática, isso quer dizer que, na segunda fase, zera tudo. Quem acertou menos questões estará em igualdade de condições com quem acertou mais.
Segundo Mauro Bertotti, coordenador do grupo de trabalho que discute o vestibular da USP, a universidade decidiu remodelar a segunda fase e dar mais importância a ela porque considerou que, assim, poderia selecionar melhor os candidatos que a universidade quer: que saibam se expressar bem e consigam lidar, de forma interdisciplinar, com a informação.
"Queremos um aluno eclético e versátil e, para isso, a questão discursiva é mais apropriada", diz Bertotti. Mas, segundo ele, as questões de múltipla escolha são bons instrumentos de avaliação e, num universo de quase 130 mil inscritos, são o único meio viável para uma primeira triagem.
Gláuber Rocha, 21, candidato de economia, diz que está se sentindo "relativamente seguro" para passar por essa peneira. Neste ano ele resolveu partir para o tudo ou nada e só vai prestar vestibular para a Fuvest. Ele promete interromper sua intensa rotina de estudos apenas na sexta-feira. No sábado, vai atender às recomendações dos professores (ver quadro) e descansar.


Próximo Texto: Concorrência: Candidatos a medicina têm disputa mais acirrada da USP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.