São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002
  Texto Anterior | Índice

Curso exige muita leitura e comunicação

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem pretende enfrentar o curso de ciências sociais deve estar preparado para ler muito e aprimorar suas habilidades em se comunicar por escrito e oralmente. Segundo o professor Marcelo Ridenti, o estudante terá de ler semanalmente cerca de 150 páginas para acompanhar as aulas e, ao longo do semestre, deverá apresentar trabalhos e colocar no papel as suas idéias.
"O primeiro choque do aluno, ao entrar na faculdade, será a quantidade de informações recebidas e que precisará interpretar", afirma Marco Aurélio Nogueira, coordenador do curso da Unesp de Araraquara (SP). "Quando entra na universidade, o estudante está acostumado com a linguagem visual, que chega até ele por meio da televisão e da internet. No curso, ele precisará abrir os livros e estimular a mente a analisar as informações recebidas."
A graduação dura em média quatro anos -mas pode se estender um pouco mais no caso dos cursos noturnos. Na opinião de Rafaela de Andrade Deiad, 21, aluna do quarto ano de ciências sociais da USP, é preciso disponibilizar pelo menos mais um ano para terminar a graduação. "Muitas vezes, fazemos menos matérias por semestre do que o recomendado pela faculdade para dedicar mais tempo aos estudos."


Texto Anterior: Carreira/Ciências Sociais: Formação abrange estudo de política, sociedade e cultura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.