São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 2006
  Texto Anterior | Índice

BIOLOGIA

Interação genética

ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE
ESPECIAL PARA A FOLHA

No século 19, Mendel, em sua primeira lei, defendia que cada característica seria determinada por um par de genes que se separavam na formação de gametas, lançando as bases da genética. Sua tese foi confirmada por Morgan, no século 20, com sua teoria cromossômica da herança, que indica a localização dos genes nos cromossomos.
A citologia corroborou com Mendel: os gametas animais são formados por meiose; nessa divisão, ocorre a separação dos cromossomos homólogos onde estão os genes alelos.
Os alunos, ao começar a estudar genética, são levados a concluir que características humanas são determinadas por um par de genes. Porém, a maioria das características é determinada pela interação de muitos pares de genes.
Para começar a entender a complexidade, podemos lembrar que a maioria das reações celulares é catalisada por enzimas codificadas nos genes. Para completar uma via metabólica, são necessárias muitas enzimas, portanto vários genes contribuem com aquela biossíntese. Para ilustrar o tema, podemos consultar a questão 22 da Unicamp que está em www.convest.unicamp.br/vest-anteriores/2003/download/comentadas/cbiologicas.pdf. Nela, é possível perceber a interação de três pares de genes envolvidos com a produção de pigmento em determinada espécie. A deficiência de cada uma das três enzimas leva ao albinismo. No item b, pede-se realizar um cruzamento entre albinos puros de tipos diferentes. O resultado surpreendente: de um casal de albinos surge descendente normal! Se estivéssemos pensando em herança monogênica, poderíamos concluir, erradamente, que o albinismo nessa espécie seria determinado por gene dominante. O site acima é uma boa dica para o aluno se preparar para as provas dissertativas que ocorrerão em janeiro.


ISMAEL FERNANDES DE ANDRADE é bacharel em ciências biológicas pela USP, professor do Stockler Vestibulares e do Colégio Mater Amabilis e membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia


Texto Anterior: Atualidades: Yunus, o banqueiro dos pobres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.